Por Rede Latina
Nesta terça-feira, 28, a Assembleia Geral da ONU discutiu e votou pela 23ª vez a resolução contra o bloqueio econômico, político e financeiro dos EUA contra Cuba. O embargo já dura 50 anos e é repudiado pela maioria dos países que compõem as Nações Unidas. A resolução vem sendo discutida e votada desde 1992, quando Cuba apresentou pela primeira vez o documento.
Durante o período da tarde, a assembleia contou com 188 votos a favor do fim do bloqueio, dois votos contra e três abstenções. Os dois votos contrários foram dps Estados Unidos e de Israel.
Diversas organizações multilaterais e regionais como G77+ China, Movimento dos Países Não Alinhados, MERCOSUL, UNASUL, CARICOM e CELAC expressaram não concordar com a política norte-americana em relação à ilha cubana. Pedem que os Estados Unidos respeitem os princípios da Carta das Nações Unidas, construindo uma relação de mais igualdade e respeito à soberania de Cuba.
* Com informações de TeleSur e Cubadebate
**Chico Denis é bacharel em Relações Internacionais e Integração da primeira turma da Unila. É cearense, torcedor do Ceará e Santos, e apaixonado pela América Latina e Caribe. Coordena o Observatório Eleitoral latino-americano na universidade e escreve sobre integração regional.