A Contraf-CUT participa na próxima terça-feira, dia 3 de dezembro, às 10h, do seminário em comemoração aos 70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), promovido pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento será realizado no Salão Nobre da instituição.
O secretário de Organização do Ramo Financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, será um dos debatedores. Ele pretende destacar a importância para os trabalhadores brasileiros da CLT, principalmente neste período de conjuntura, onde os empresários buscam flexibilizar direitos.
"Os 70 anos da CLT são um marco e reconhecemos a sua importância para todos os trabalhadores e o quanto fortaleceu a luta. Porém, defendemos que é necessário avançar e incorporar os direitos constitucionais de 1988. A CLT precisa continuar e avançar ainda mais", enfatiza Miguel.
A apresentação do dirigente sindical terá como foco o resgate histórico da CLT e as consequências nefastas ao trabalhador em caso de aprovação do PL 4330, que regulamenta a precarização do trabalho através da terceirização em todas as áreas das empresas.
"Precisamos mostrar o que representam na atual conjuntura os direitos consagrados dos trabalhadores, bem como alertar sobre a tentativa de aprovação do PL 4330, o que seria um tremendo retrocesso neste momento em que a CLT completa 70 anos", salienta Miguel.
O seminário contará com o apoio do grupo de pesquisa, trabalho, sindicalismo e justiça (PPGSA) e do arquivo de memória operária do Rio de Janeiro (AMORJ) e terá ainda a participação de Ângela de Castro Gomes, historiadora e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leonilde Servolo de Medeiro, socióloga e professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ), Sayonara Grillo da Silva, professora da faculdade de direito da UFRJ, e Elina Pessanha, professora de Ciências Sociais da UFRJ.
Fonte: Contraf-CUT