(Brasília) - Realizado no último fim de semana, em Brasília (DF), o primeiro Congresso Regional dos Empregados da Caixa Econômica Federal da região Centro Norte aprovou as propostas da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) que serão levadas ao 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), marcado para os dias 6, 7 e 8 de junho, em São Paulo (SP).
A mesa de abertura dos trabalhos contou com a participação de Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e diretora de Administração e Finanças da Fenae.
A pauta dos bancários da Caixa do Centro Norte incluem assuntos relacionados à defesa do banco público, saúde, segurança, condições, Funcef e Saúde Caixa.
As principais reivindicações específicas aprovadas na região do Centro Norte são renegociação urgente das dívidas (sem juros) dos empregados da Caixa; aumentar a abrangência dos exames dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mullher, observando a faixa etária e incluí-los no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMS); reforçar o fim do voto de Minerva nas instâncias de gestão da Funcef; obrigatoriedade de apresentação do relatório para as entidades representativas dos empregados sobre estatísticas das ocorrências de assaltos, furtos e outros delitos ocorridos em agências da Caixa e correspondentes bancários e reforçar a implantação do plano Saúde Família.
Atualmente, a Fetec-CUT/CN é composta pelos sindicatos do Acre, Amapá, Barra do Garças e Região (MT), Campo Grande e Região (MS), Distrito Federal, Dourados e Região (MS), Mato Grosso, Pará, Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), Rondônia, Rondonópolis (MT) e Região e Roraima.
Até agora, a Conferência Regional do Nordeste ocorreu em João Pessoa (PB) na semana passada, quando foi aprovada a reivindicação de um índice de 7,5% de aumento real, a ser levado como proposta para a Conferência Nacional dos Bancários, que acontece no fim de julho, em São Paulo (SP).
Outras entidades sindicais ainda não divulgaram a data e programação de seus eventos em preparação à etapa nacional da conferência da categoria bancária.