Secretário de Política Social da CUT-DF explica como se desenvolverão os preparativos para a delegação CUTista
Escrito por: CUT-DF
Até o dia 15 de abril, dirigentes sindicais, representantes de movimentos sociais e sindical poderão se inscrever para participar da delegação organizada pela CUT-DF ao III Encontro Mundial de Solidariedade a Cuba, que será realizado de 27 a 29 de outubro deste ano, em Havana, Cuba.
O secretário de Política Social da CUT-DF, Ismael Josᄅ César, explica como se desenvolverão os preparativos para a participação da delegação da CUT. A partir de maio e até a viagem serão realizados módulos de estudo sobre: o socialismo; a Revolução Cubana; as conquistas da ilha; a realidade de Cuba e as perspectivas do país. Serão cinco módulos, um a cada mês. As aulas serão ministradas por integrantes do Núcleo de Estudos Cubanos – NESCUBA e por representantes da embaixada de Cuba.
“Todos os integrantes da delegação deverão participar dos módulos de estudo. Foi uma forma que nós encontramos para assegurar uma viagem e uma participação mais ativa no encontro em Cuba. Com o estudo, os delegados terão embasamento sobre o que é o socialismo e qual a sua influência e importância para os povos de todo o mundo”, explica o secretário de Política Social da CUT-DF.
O dirigente ainda lembra que a delegação será composta, no máximo, por 30 pessoas. Por isso, os interessados deverão agilizar suas inscrições.
O Encontro
Organizado pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos – IPCA, por organizações sociais cubanas, e pela Rede em Defesa da Humanidade, o III Encontro Mundial de Solidariedade a Cuba, será realizado de 27 a 29 de outubro, em Havana, Cuba. De acordo com a organização do evento, a atividade tem o objetivo de “confirmar o respaldo internacional da vigência do modelo de justiça social que Cuba simboliza e sua viabilidade para um mundo melhor e possível”.
“Em meio a uma constante agressão, desinformação midiática e crise global, este será um espaço de construção de iniciativas, propostas e trocas de estratégias a favor da solidariedade a Cuba, em prol de aperfeiçoar nossos instrumentos e mecanismos de luta para dar mais visibilidade à verdade, sustentá-la como bandeira e chegar com ela onde mais necessite”, afirma o comitê organizador do III Encontro.
Entre os temas que serão debatidos no III Encontro Mundial de Solidariedade a Cuba, estão redes sociais e meios alternativos de comunicação; o turismo sociopolítico em Cuba; a libertação dos cinco cubanos presos nos Estados Unidos; o combate ao terrorismo; a política exterior da Revolução Cubana e a integração latino americana e caribenha.