São Paulo - Na terça-feira da próxima semana (27), às 9h30, por convocação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, os delegados sindicais da Caixa Econômica Federal participam de reunião para discutir a ameaça de abertura do capital do banco. O encontro visa definir os próximos passos da mobilização pela defesa da Caixa 100% pública.
O debate contará com a presença de Fabiana Matheus (diretora de Administração e Finanças da Fenae e coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados – CEE/Caixa), Maria Rita Serrano (representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa) e Érika Kokay (deputada federal pelo PT/DF – bancária da Caixa), além de dirigentes da Fetec/SP e representantes de outros sindicatos do estado de São Paulo.
O Seeb/SP reforça a importância de todos os delegados sindicais participarem dessa reunião, dado que a luta em defesa da Caixa começa pelos próprios empregados, embora seja fundamental para todos os cidadãos do país. Para a entidade, “a defesa da Caixa pública tem de ser feita também pelos movimentos de moradia e por outros movimentos sociais, já que a instituição tem um papel essencial na implantação dos programas sociais e no desenvolvimento do país”.
O Seeb/SP destaca ainda ser totalmente contra a abertura de capital da Caixa, pois isso só interessa a grandes incorporadoras, ao grande capital, enfim, a quem só visa o lucro. Interessa à sociedade e à classe trabalhadora, na opinião do sindicato, que “o país tenha um banco totalmente público e forte, e isso já temos”.
Por outro lado, a Caixa 100% pública é uma das reivindicações do Dia Nacional de Luta em Defesa do Emprego e dos Direitos dos Trabalhadores, a ser realizado no próximo dia 28 de janeiro, por iniciativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e das demais centrais sindicais do país.