Mais uma liderança rural foi assassinada; Outros quatro trabalhadores também foram atingidos
Escrito por: Laís Côrtes - CUT-Pará
Belém PA - Mais uma liderança rural foi assassinada no Pará! Até quando o desgoverno Jatene promoverá a insegurança no nosso Estado? Esta semana o Pará registra mais um assassinato de trabalhador rural. Desta vez o conflito agrário aconteceu no município de Bom Jesus do Tocantins e a vítima foi Jair Cleber dos Santos, de 50 anos. Outros quatro trabalhadores também foram atingidos, incluindo Mateus Souza, diretor de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom de Jesus do Tocantins.
Essa é mais uma de tantas outras mortes que aconteceram no Pará por conflitos agrários, causados pela incompetência do Estado em solucionar os mesmos.
A área em que ocorreu o assassinato, a Fazenda Gaúcha, é uma localidade já ocupada por agricultores e agricultoras familiares há cerca de oito anos. São 400 famílias, responsáveis pela maior produção de farinha e outros produtos agrícolas da região. Estas são algumas das famílias que produzem o alimento – presente todos os dias na mesa dos paraenses, inclusive daqueles que tornam este crime impune.
Já foram feitas inúmeras denúncias na delegacia de conflitos agrários do município de Marabá contra o gerente da fazenda, que já bateu, humilhou e ameaçou vários trabalhadores e trabalhadoras rurais e agora assassinou o sr Jair.
Mas, a violência não é o único problema enfrentado pela população agrícola da região. Em 2013 a produção de farinha foi de mais de dez mil sacas, entretanto um dos maiores desafios enfrentados pelos trabalhadores/as neste sentido é a falta de infra estrutura e estradas em boas condições para escoar a grande produção existente na área
A CUT-Pará repudia esta prática criminosa, repudia a falta de compromisso que o Governo Jatene tem com a população, principalmente com as famílias agrícolas.
Esse crime preocupa não somente a comunidade de Bom Jesus do Tocantins, mas todos que lutam contra a violência no campo, que lutam pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade, ofende profundamente os sentimentos de humanidade da população paraenses.
Jair Cleber dos Santos, Presente!