Notícias

home » notícias

23 de Setembro de 2013 às 23:00

24/09/2013 - Bancários ampliam greve nacional e paralisam 658 agências no Rio



Crédito: Seeb Rio de Janeiro
Seeb Rio de Janeiro Banco prefere gastar com helicópteros para tentar furar greve da categoria

A greve nacional dos bancários cresceu nesta segunda-feira (23) na capital do Rio de Janeiro, no quinto dia do movimento, chegando a 658 agências paradas, de um total de cerca de 1.100 em toda a cidade. Segundo o presidente do Sindicato, Almir Aguiar, como nos anos anteriores, a tendência é o movimento se ampliar, como reflexo da intransigência dos banqueiros, que não voltaram a negociar.

Bancários de importantes prédios também mantiveram paradas suas atividades, entre eles, o do Banco do Brasil da Senador Dantas (Sedan), o Corporate do Bradesco (na Pio X), o Santander da Avenida Rio Branco com Presidente Vargas. E ainda parou o grande prédio da Caixa Econômica Federal, na Avenida Almirante Barroso, o Barrosão.

Itaú Cancela na greve

O prédio do Itaú Cancela também parou a partir da noite de domingo e durante toda a segunda-feira. "A adesão desta importante unidade fortaleceu ainda mais a greve no Rio de Janeiro e deu um importante recado aos banqueiros: de que devem voltar à mesa de negociação se não quiserem amargar mais prejuízos", avaliou a diretora da Secretaria de Imprensa do Sindicato, Vera Luiza Xavier.

Demonstrando já algum desespero, o Itaú mandou que helicópteros levassem bancários para tentar operar os inúmeros setores que funcionam ali na Cancela, em São Cristóvão. Entre eles, o câmbio, a compensação, cobrança e representações das regionais.

A vice-presidente do Sindicato, Adriana Nalesso, criticou o banco por gastar dinheiro com helicópteros, quando deveria investir e respeitar quem faz o lucro do Itaú, voltando a negociar e apresentar uma proposta que atendesse às reivindicações dos bancários.

Greve cada vez maior

Nesta segunda-feira, as paralisações atingiram 9.015 agências e centros administrativos em todo o país, um crescimento de 23,8% em relação à última sexta-feira, quando 7.282 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados não funcionaram.

O levantamento foi feito pela Contraf-CUT, com base em informações enviadas pelos sindicatos de todo país.

Passeata nesta terça

Nesta terça-feira (24), os bancários em greve realizam passeata nas ruas do centro do Rio. A concentração de trabalhadores será a partir das 18h, na Candelária, para caminhada da Avenida Rio Branco até a Cinelândia.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Rio de Janeiro


Notícias Relacionadas