O órgão vai discutir políticas públicas e o papel do cooperativismo dentro das políticas de fomento à agricultura familiar e assessoria aos empreendimentos, segundo a Unisol Brasil
Escrito por: Unisol Brasil
O Comitê Permanente do Cooperativismo começou a operar na última segunda-feira (17). O órgão, criado no final de agosto de 2013pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, terá como objetivo monitorar as ações de fomento ao cooperativismo no Ministério do Desenvolvimento Agrário.
“Vamos discutir também políticas públicas e o papel do cooperativismo dentro das políticas de fomento à agricultura familiar e assessoria aos empreendimentos”, destaca Israel de Oliveira Santos, secretário de Agricultura Familiar da UNISOL Brasil e representante da central de cooperativas no Comitê.
Além da UNISOL, o órgão é formado por outras organizações cooperativistas, além de representantes de secretarias, ministérios, centrais sindicais e do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A UNISOL Brasil (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários) é uma associação civil com fins não econômicos, de âmbito nacional, de natureza democrática, cujos fundamentos são o compromisso com a defesa dos reais interesses da classe trabalhadora, a melhoria das condições de vida e de trabalho das pessoas, a eficiência econômica e o engajamento no processo de transformação da sociedade brasileira com base nos valores da democracia e da justiça social.
A entidade, que está representada nos 27 estados nacionais, contempla atualmente um total de 10 setoriais, são eles: metalurgia/polímeros, alimentação, construção civil/habitação, confecção e têxtil, cooperativas sociais, reciclagem, artesanato, agricultura familiar, apicultura e fruticultura.
Do Portal da Unisol Brasil, publicado em 20 de fevereiro de 2014