A Contraf-CUT, a Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e a Federação dos Vigilantes do Paraná (Fetravisp) lançam nesta sexta-feira, dia 21, às 10 horas, em São Paulo, a nova pesquisa nacional de ataques a bancos referente ao ano de 2013.
Haverá entrevista coletiva à imprensa, na sede da Contraf-CUT, na Rua Líbero Badaró, 158 - 1º andar, em frente à Prefeitura Municipal, no centro da capital paulista, quando serão apresentados e analisados os números.
A pesquisa, elaborada com apoio técnico do Dieese, é realizada desde 2011, com base em notícias da imprensa, estatísticas disponíveis de secretarias de segurança pública dos estados e informações de sindicatos de bancários e vigilantes de todo o país.
O levantamento registra os ataques a bancos, consumados ou não. Os dados serão divididos em dois tipos de ocorrências: assaltos, incluindo sequestros, e arrombamentos, incluindo as explosões de caixas eletrônicos. Os ataques serão também apresentados por estados e regiões do país.
Para a Contraf-CUT, a CNTV e a Fetravisp, mais do que números preocupantes da violência, trata-se de um retrato da falta de investimentos dos bancos para garantir mais segurança nas agências e postos de atendimento e proteger a vida de bancário s, de vigilantes, de clientes e da população.
Fonte: Contraf-CUT