Notícias

home » notícias

20 de Março de 2014 às 23:36

21/03/2014 - Central lança site “CUT Cidadã” em oficina de capacitação de representantes


Ferramenta contribui na atuação, divulgação de ações e troca de informações entre os conselheiros/as nacionais CUTistas

Escrito por: Paula Brandão/CUT Nacional

 

A Central Única dos Trabalhadores lançou nesta quarta-feira (19) o site “CUT Cidadã”, durante Oficina de Capacitação de Representantes da Central nos Espaços Institucionais realizada em Florianópolis, encerrada nesta quinta-feira.

 

Elaborado em conjunto pelas secretarias Geral, de Comunicação e de Formação da CUT, com contribuição do DIEESE-Subseção CUT Nacional, a nova ferramenta visa contribuir na atuação dos representantes da Central nos espaços institucionais, além de ser um meio importante para a socialização dos debates, troca de informações entre conselheiros/as e divulgação das ações de cada um desses fóruns.

 

“Esta ferramenta possibilita potencializar a atuação da CUT nos espaços institucionais em que nossa Central está presente. O uso das novas tecnologias de informação tem se ampliado no interior da CUT e de suas entidades e isso é muito positivo. Nosso objetivo agora é ampliar a utilização desses novos recursos para o fortalecimento de nossas ações”, diz Maria Faria, secretária-geral adjunta da CUT Nacional.

Além de Maria Faria, a mesa de abertura do evento contou com a participação de Marcelo Pires Mendonça, coordenador dos Mecanismos Formais de Participação da Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República.

 

Marcelo apresentou um painel sobre o papel dos conselhos na democratização do Estado e no controle social das políticas públicas. “A participação social é um direito, portanto, esses espaços institucionais criados não podem ser vistos como uma política de governo, mas sim, como uma política de Estado. São nesses espaços que se constroem as políticas públicas e, a elaboração, a implementação e continuidade dessas políticas devem ter a efetiva participação social”, destacou o coordenador. 

Para Maria Faria, a atuação da CUT nesses espaços é estratégica. “São frentes de intervenção que possibilitam, além do controle social das ações do Estado, a inclusão dos movimentos sociais na disputa e definição de propostas e projetos – já que a atuação do Estado depende da interferência dos atores sociais e da forma como se relacionam”.

 

O último dia da oficina foi reservado para o treinamento do uso do sistema pelos conselheiros/as. Para acessar o site CUT Cidadã, clique no link a seguir: conselhos.cut.org.br


Notícias Relacionadas