A Contraf-CUT manifesta apoio à campanha "Seja um Papai Noel Diferente" do Comitê Betinho, que visa arrecadar doações para construir o total de 450 cisternas no Nordeste em 2013. "Trata-se de uma importante ação de cidadania e solidariedade que merece o engajamento de sindicatos e federações de bancários de todo país, como gesto concreto neste tempo de Natal para ajudar famílias nordestinas que sofrem com a falta de água", afirma o presidente da Confederação, Carlos Cordeiro.
O Comitê Betinho foi fundado em 1º de novembro de 1993 por funcionários do ex-Banespa. Na solenidade comemorativa dos 20 anos, oco
rrida no último dia 2, em São Paulo, a Contraf-CUT anunciou a doação para a construção de uma cisterna, que custa hoje R$ 1,6 mil.
A CUT, a Fetec-CUT/SP, vários sindicatos como São Paulo, Pernambuco e ABC, a Afubesp e a Fenae, dentre outras entidades, já realizaram doações para cisternas. Uma bancária que se aposentou recentemente também fez uma doação com o saque do FGTS.
A cisterna é um reservatório que armazena 16 mil litros de água das chuvas por meio de calhas colocadas nos telhados das casas. Cada uma tem capacidade para atender a uma família com cinco pessoas por oito meses.
"A água da cisterna promove o bem-estar, é potável, evita a transmissão de doenças e a mortalidade infantil, além de impedir que o sertanejo ande muitos quilômetros para, via de regra, obter água suja e contaminada dos açudes, ferindo os direitos do ser humano", explica o presidente do Comitê Betinho, José Roberto Barbosa.
Segundo ele, "o papel do Comitê é repassar integralmente recursos próprios e de parceiros para as ONGs que atuam no Nordeste: Cáritas, Diaconia, Caatinga, Visão Mundial e outras, responsáveis pelo treinamento dos executores das cisternas, por ensinar a comunidade a manter as águas purificadas e por fazer a manutenção dos equipamentos".
"As cisternas levam inclusão social e esperança para famílias nordestinas que assim podem enfrentar o período da seca em condições mais dignas", reforça o secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, colaborador mensal do Comitê Betinho.
Quem quiser ajudar pode depositar qualquer quantia nas contas:
Banco do Brasil - Ag.: 0018-3 - Conta Poupança: 85.406-9 Variação: 51
Bradesco - Ag.: 3003-1 - Conta Poupança: 100.8818-6
Caixa - Ag.: 1004 - Conta Poupança: 013 - 97707-8
Itaú - Ag.: 7657 - Conta Poupança 13753-0/500
Santander - Ag.: 0001 - Conta Corrente: 13-027407-9
Fonte: Contraf-CUT com Comitê Betinho