Para assediar moralmente os funcionários e pressioná-los pelo cumprimento de metas, a diretoria do Bradesco está abusando da criatividade: usa espumantes como brindes para "agradar" quem atingiu a meta estipulada e constranger os funcionários que não a alcançam.
"Vários bancários denunciaram a medida, inclusive mandando fotos. Eles estão indignados e com toda a razão. Essa prática é constrangedora, desrespeitosa e expõe os trabalhadores", critica a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Anatiana Alves.
A campanha, que se iniciou na semana passada, visa aumentar as vendas de planos de previdência. Funciona da seguinte forma: primeiro são enviadas às agências garrafas de champanhe, no dia seguinte chegam as taças e no terceiro dia o balde para gelo. Se no final do prazo a agência conseguir bater a meta, a garrafa deve ser aberta e servida entre os funcionários para que eles brindem com o gerente-geral da unidade. Caso a meta não seja atingida, o gerente-geral tem de devolver garrafa, balde e taças ao gerente regional e explicar porque a agência não teve sucesso.
Anatiana ressalta ainda que, com a campanha, o banco acaba prejudicando os próprios clientes. "A instituição força os empregados a venderem a qualquer custo, e nem sempre o produto é adequado ao cliente", diz ela, lembrando que uma das bandeiras defendidas pelo Sindicato é a venda responsável de produtos no setor financeiro.
"Esse tipo de ação não pode ser aceita pela direção do Bradesco, assim como não tem sido pelos funcionários. O Sindicato repudia essa prática e pede que os bancários denunciem caso essa campanha ou algo parecido esteja acontecendo em sua agência. Isso não pode se tornar uma prática no banco", completa a dirigente sindical.
As denúncias podem ser feitas pelo Fale Conosco do site (escolher o setor "site"), pelo 3188-5200 ou a algum diretor do Sindicato.
Fonte: Seeb São Paulo