São Paulo - Com um olhar voltado para a construção de uma sociedade justa e igualitária, a FETEC-CUT/SP completou no dia 09 de dezembro, seus 25 anos de história. Fundada em 1989, foi protagonista de inúmeras lutas no Estado de SP, ajudando a construir um novo Brasil ao mesmo tempo em que tornou-se referência em organização e fortalecimento da categoria e da classe trabalhadora.
"Ao organizar os bancários do Estado de São Paulo, esta que foi a primeira federação da estrutura vertical da CUT, contribuiu decisivamente para a instituição da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, atuando na realização de seguidas campanhas vitoriosas com avanços na remuneração, aumento real de salário, conquistas sociais, mobilizações em defesa do emprego, por melhores condições de trabalho e igualdade de oportunidades nos bancos", afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, presidente da FETEC-CUT/SP.
Nos ultimos 25 anos, o Brasil esteve sob a liderança de seis presidentes da República, enfrentou um quadro de hiperinflação e recessão, com a estabilização da economia desencadeada pelas políticas públicas dos governos democráticos-popular de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O país passou a vivenciar a diminuição das desigualdades sociais e a melhora nos indicadores de desenvolvimento humano.
Esta realidade que a FETEC-CUT/SP ajudou a construir é fruto do fortalecimento da Central Única dos Trabalhadores e da defesa intransigente da categoria bancária e da classe trabalhadora.
“Temos muito o que comemorar e relembrar. Das dificuldades, tiramos aprendizados, potencializando as nossas ações. Por meio das vitórias, renovamos a nossa energia para seguir em frente por novas conquistas, sempre com o firme propósito de atuar por melhores condições de vida para todos os trabalhadores do estado de São Paulo e para a nação", destaca Alemão.
Comemoração - Para marcar a data, a entidade realiza, nesta terça-feira, dia 16/12, o Seminário 25 anos de lutas e conquistas, contando com a presença dos quatros presidentes da federação desde a sua fundação.
O evento será a partir das 14h, no Auditório Azul do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Ao término, haverá confraternização no Café dos Bancários.
Fonte: Fetec-CUT/SP - Lucimar Cruz Beraldo