Crédito: Seec Pernambuco
Os bancários escolheram no último sábado, dia 12, a nova direção da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE). A eleição ocorreu no II Congresso da entidade, criada em 2011 com o objetivo de ampliar a representação, abrangendo todos os que atuam no ramo financeiro.
A gestão 2014-2017 mantém a base anterior, com o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, à frente.
A eleição da nova diretoria foi precedida por intenso debate sobre os desafios da categoria e sobre a conjuntura econômica e política. Bárbara Vásquez, técnica da Subseção do Dieese na Contraf-CUT, analisou o cenário econômico e municiou os dirigentes sindicais com informações sobre um novo mecanismo de pesquisa para monitorar as demissões. A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva, falou sobre o movimento sindical e as eleições de 2014.
O secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT e diretor do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Alan Patrício, ministrou oficina sobre os avanços da Campanha Nacional 2013 e os desafios para 2014. "A partir de maio, já começa a entrar em cena uma nova tecnologia, que permite que pagamentos, operações bancárias e outras transações sejam feitas pelo celular. Precisamos ficar atentos para garantir o controle destas operações e discutir o futuro do emprego bancário", observou Alan.
O II Congresso da Fetrafi-NE foi realizado no auditório do Sindicato de Pernambuco, em Recife, e contou com a participação de representantes de todos os oito sindicatos da base territorial da federação: Pernambuco, Ceará, Cariri, Paraíba, Alagoas, Piauí, Campina Grande e Extremo Sul da Bahia.
Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco