O 2º Congresso da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Nordeste (Fetrafi-NE) será realizado neste sábado (12), a partir das 9 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, em Recife.
Participam representantes dos bancários de Pernambuco, Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí, Maranhão, Campina Grande, Cariri e extremo Sul da Bahia. Além de discutir os desafios da categoria no ano de 2014, eles elegem a nova direção da federação.
A programação tem início com uma mesa de abertura, que contará com a participação de dirigentes de todos os sindicatos filiados, além da Contraf-CUT e da CUT.
Após a aprovação do regimento, técnicos do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) expõem o funcionamento de um novo mecanismo de pesquisa para monitorar as demissões na região. Em seguida, a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva, falará sobre o movimento sindical e as eleições 2014.
Durante a tarde, o foco é a discussão dos desafios da categoria e da Campanha Nacional 2014. Após o debate, serão escolhidos os novos integrantes da gestão 2014-2017.
O Congresso
Este é o segundo congresso da federação, que foi fundada em 2011 com o objetivo de ampliar a representação dos bancários no Nordeste.
"O nosso desafio é garantir que todos aqueles que atuam no ramo financeiro sejam enquadrados na categoria. Isso inclui financiários, promotores de vendas, securitários, especialistas em tecnologia da informação, funcionários de bolsas de valores, entre outros", afirma a secretária de Finanças da Fetrafi-NE, Tereza Souza.
Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco