Notícias

home » notícias

7 de Outubro de 2013 às 11:33

07/10/2013 - Bancários de São Paulo fortalecem greve nacional que completa 19 dias



Crédito: Seeb São Paulo
Seeb São Paulo Paralisações contra proposta insuficiente dos bancos

Amanheceram fechadas nesta segunda-feira (7), 19º dia da greve nacional dos bancários, as agências dos corredores da Paulista e Higienópolis, em São Paulo. Na zona leste, Vila Alpina, Parque São Lucas, Vila Zelina, Vila Matilde têm também unidades paralisadas. O mesmo acontece no Largo da Batata e na Faria Lima, zona oeste da capital.

Em Osasco, as agências do calçadão do centro estão paradas, além das unidades da Avenida dos Autonomistas e dos bairros Jaguaré, Vila Iara e Km 18.

Nas concentrações, o Núcleo Alphaville do Bradesco está parado, assim como o BB Verbo Divino e o SAC. O CAT e o ITM do Itaú, o Casa 1 e 3 do Santander estão fechados, além do Telebanco do HSBC.

Proposta insuficiente

A proposta apresentada pela federação dos bancos, na sexta-feira (4), foi considerada insuficiente pelo Comando Nacional e a orientação é que seja rejeitada pelos trabalhadores em assembleias marcadas que acontecem por todo o Brasil.

A proposta feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) prevê 0,97% de aumento real (reajuste de 7,1%) e nenhum avanço para questões consideradas prioritárias pelos bancários, como o fim da pressão por metas e melhoria nas condições de trabalho.

O Comando Nacional dos Bancários encaminhou documento na última sexta-feira à Fenaban reafirmando "a necessidade de os bancos apresentarem uma nova proposta que de fato atenda às reivindicações econômicas e sociais dos bancários".

"O lucro dos bancos nos últimos sete anos cresceu 120%, isso representa alta de 55% acima da inflação. Propor aumento real abaixo de 1% não é aceitável. Além disso, a proposta não dialoga com questões fundamentais, como melhores condições de trabalho. Outras categorias com lucro menor tiveram aumento real maior nesse semestre", afirma Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional.

"Continuamos em greve pela irresponsabilidade e ganância dos banqueiros. Os bancos cobram tarifas abusivas. É importante que todos os clientes olhem seus extratos, pois sempre há cobranças indevidas. Essa postura de desrespeito dos banqueiros também é vista na relação deles com os bancários", disse a presidenta do Sindicato, esta manhã, em frente ao Itaú Patriarca.

Assembleia

Em São Paulo, Osasco e região será realizada assembleia nesta segunda, às 17h, na Quadra (Rua Tabatinguera, 192, Sé). É necessário crachá do banco ou holerite e documento com foto para o credenciamento.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb São Paulo


Notícias Relacionadas