Notícias

home » notícias

7 de Março de 2014 às 08:51

07/03/2014 - Banco de Brasília apresenta propostas em nova negociação do PCCR


(Brasília) - Em mais uma negociação sobre pontos do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração), o BRB apresentou na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro, respostas a algumas reivindicações feitas pelo Sindicato dos Bancários de Brasília. Entre os pontos principais, foram discutidos promoção e progressão por merecimento. 

Promoção

A promoção ocorre quando o funcionário chega aos padrões 16 e 32. Na proposta apresentada, o banco incluirá curso de mestrado e doutorado como mecanismo para obtenção de um padrão para cada modalidade. Ainda referente à tabela de promoção, o Sindicato reivindicou que sejam concedidos dois padrões para todos os empregados de todas as carreiras, pela apresentação de certificados de graduação e pós-graduação (especialização). 

Na proposta do banco, a possibilidade de se ganhar dois padrões ocorre para todas as carreiras, exceto para os escriturários, que têm a previsão de apenas um padrão quando da apresentação de certificados destas modalidades por ocasião da promoção. 

Progressão por merecimento

Ocorre anualmente, sendo que 20% do quantitativo de pessoas de cada dependência são promovidos, ganhando um padrão, a depender da pontuação da AAP. Na proposta do banco, serão incluídos títulos e certificados para pontuação, que será somada à pontuação da AAP para efeito de progressão, mantendo-se o percentual de 20% de cada dependência para progressão.

Com relação à realização de curso de graduação, pós-graduação (especialização) mestrado e doutorado, o Sindicato reivindicou que os funcionários que apresentarem os certificados progridam automaticamente. 

A resposta às reivindicações referentes à isonomia salarial entre os ocupantes da carreira de Organização e Sistemas e de Analistas de TI; e à jornada de trabalho dos ocupantes da carreira do Sesmt (segurança do trabalho) e jurídica ficaram para uma próxima reunião.

Por ocasião da negociação desta sexta 28, o Sindicato também reivindicou ao banco que apresente uma solução definitiva sobre a situação dos ex- auxiliares (que não resulte em perda de remuneração), cuja carreira foi extinta com o PCCR. Os remanescentes recebem até maio deste ano a gratificação de analista júnior a título de indenização.

Na reunião estiveram em discussão também vale-cultura e unificação de benefícios educacionais.

Vale cultura

O banco publicou edital para contratação de empresa para fornecer o cartão. Segundo o BRB, agora devem ser observados os prazos legais do processo para o término do mesmo. O Sindicato continua cobrando do banco que, a exemplo de diversas outras instituições, faça o crédito em dinheiro até a chegada do cartão, ao que o BRB não deu resposta. 

Unificação dos benefícios educacionais

O banco concorda em incluir o curso de graduação em Direito como área afim para todos os funcionários, e de pós-graduação apenas para os ocupantes da carreira jurídica. Concorda também em incluir cursos de pós-graduação da área de TI para os ocupantes da carreira tecnológica.

Relativamente a mestrado e doutorado, concorda em ressarcir estes cursos no mesmo valor que as demais modalidades (75%, limitados a R$ 750,00) somente para áreas afins. 

O Sindicato reconhece os avanços, porém argumentou que são insuficientes, e reivindicou que os cursos de pós-graduação em TI sejam abertos para todos os empregados da área, sejam eles da carreira bancária ou de analistas. A respeito de cursos de mestrado e doutorado, o Sindicato reivindica o aumento do valor limite para R$ 1.125,00, pois estes cursos têm um valor mais elevado no mercado. 

Quanto ao prazo para o usufruto destes benefícios, cuja proposta do banco prevê três anos para graduação e pᄈs, o Sindicato reivindica a redução deste prazo para dois anos de efetivo exercício.

Nova negociação

Nova negociação ficou marcada para dia 19 de março. Estiveram presentes na reunião os diretores do Sindicato e funcionários do BRB Antonio Eustáquio, Daniel de Oliveira, Cristiano Severo e Ronaldo Lustosa.


Fonte: Seeb Brasília

Notícias Relacionadas