Notícias

home » notícias

4 de Setembro de 2014 às 23:00

05/09/2014 - CDN da Fenae debate campanha salarial e negociações específicas com a Caixa


Presidentes de Apcefs receberam informações sobre falta de avanços nas negociações. Funcef, Jogos da Fenae e Eu Faço Cultura também foram temas dos debates

O primeiro dia de reunião do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae foi marcado pelo debate sobre a campanha salarial 2014, iniciada em 11 de agosto, quando o Comando Nacional dos Bancários entregou à Fenaban a pauta geral de reivindicaçᄉes da categoria bancária e a minuta específica à direção da Caixa Econômica Federal.

A coordenadora da Comissão Executiva de Empregados (CEE/Caixa-Contraf/CUT), Fabiana Matheus, repassou aos presidentes de Apcefs informações sobre as negociações da mesa unificada e da mesa com a Caixa. “Ambas foram marcadas pela falta de avanços em relação às nossas reivindicações. A Caixa sequer apresentou uma proposta global. Temos que ampliar a mobilização, convocando todos a participarem da campanha”, avisou.

Na reunião conduzida pela presidente do CDN, Gisele Menezes, Fabiana Matheus informou também que duas deliberações do Conecef já foram encaminhadas pela Comissão Executiva de Empregados. A primeira foi o encontro de esclarecimento sobre a Funcef com dois representantes de cada força política que compõem o movimento dos empregados da Caixa, no dia 25 agosto. Para ela, a discussão foi positiva e demonstrou que todas elas estão unidas na defesa da Fundação.

A outra deliberação do Conecef foi o Encontro Nacional de Isonomia, realizado no dia 30 de agosto, em Brasília (DF). Entre várias propostas, os 110 delegados presentes aprovaram a realização de um Dia Nacional de Luta pela Isonomia, agendado para a quinta-feira da próxima semana, 11 de setembro. “É fundamental que haja a mobilização de todos, a fim de colocarmos fim a injustiças criadas no governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso”, alertou o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. A luta por isonomia vai priorizar, neste momento, o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e a licença-prêmio.

Funcef

O CDN da Fenae debateu outros pontos nesta quarta-feira. Um deles foi Funcef. A discussão contou com a participação do presidente da Fundação, Carlos Caser, que apresentou dados sobre os resultados e os investimentos do fundo de pensão dos empregados da Caixa.

Caser informou que o processo de incorporação do REB ao Novo Plano está avançado. Foram feitas adequações técnicas solicitadas pela Previc, e um novo deve ser elaborado com as alterações para ser encaminhado à Diretoria e ao Conselho Deliberativo da Funcef.

No entanto, segundo o presidente da Fundação, o processo não deve ser concluído este ano, porque além das instâncias da Funcef, deve passar novamente pelos órgãos controladores. A coordenadora da CEE/Caixa-Contraf/CUT solicitou a Carlos Caser que a proposta de incorporação seja pautada também pela Comissão de Empregados. O presidente da Funcef assumiu compromisso de consultar a CEE.

Jogos da Fenae 2014

Outro tema da reunião do CDN foi um balanço dos Jogos da Fenae 2014. Foram apresentados dados da competição, realizada em Goiânia (GO) de 16 a 23 de agosto, como de atletas, diárias em hotéis, alimentação, investimentos, entre outros. “Os números mostram que essa foi uma das melhores edições dos Jogos da Fenae”, disse o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira. O diretor de Esportes da Federação, Paulo Cesar Cotrim, comemorou: “a sensação é de dever cumprido”.

Segundo pesquisa de opinião respondida por 377 dos 2.157 atletas que participaram da 11ª edição do evento, locais de provas, transporte, alimentação, hospedagem e atendimento prestado pela Secretaria foram considerados bons ou muito bons pela maioria. Durante a reunião do CDN, os presidentes das Apcefs também fizeram muitos elogios aos Jogos. Confira a matériacom os números do levantamento.

MCPC e EFC

Coube ao diretor de Cultura da Fenae, Moacir Carneiro, fazer uma apresentação sobre o Movimento Cultural do Pessoal da Caixa e o Eu Faço Cultura. Ele detalhou as ações do EFC 2014, que já percorreu quatro cidades e vai passar por mais nove até o final do ano, e a nova modelagem da edição de 2015. “Vamos iniciar em breve o prazo para doações de empregados da Caixa, com possibilidade de dedução no Imposto de Renda de Pessoa Física. É fundamental que as Apcefs participem dessa mobilização por mais recursos”, afirmou.

Outros pontos

Os Jogos Regionais 2015 também constaram na pauta de discussões do Conselho Deliberativo Nacional. Foi informado aos presidentes das Apcefs que as sedes dos eventos devem ser informadas na próxima reunião do CDN, previsto para o início de dezembro. Já em relação ao Música Fenae 2015, as candidaturas das associações interessadas em receber o evento devem ser apresentadas, com os respectivos projetos, até 31 de outubro desse ano.

Nesta quinta-feira, os presidentes de Apcefs participam do seminário “A Caixa que a gente quer”.

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas