Notícias

home » notícias

3 de Fevereiro de 2014 às 23:00

04/02/2014 - Contraf/CUT e Anapar promovem curso de formação com especialização em previdência


Objetivo é preparar lideranças sindicais bancárias em todas as bases e regiões do país, com capacidade de representar, produzir e reproduzir conhecimento sobre os fundos de pensão

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Associação Nacional de Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) promovem, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em São Paulo (SP), um curso de formação com especialização em previdência complementar. O objetivo é preparar lideranças sindicais em todas as bases e regiões do país, com capacidade de representar, produzir e reproduzir conhecimento sobre o tema.

Há 30 vagas disponíveis. O propósito da Contraf/CUT é possibilitar que suas entidades filiadas aumentem o potencial de informar, organizar e defender os direitos dos trabalhadores do ramo financeiro em relação aos seus planos de previdência complementar existentes ou que vierem a ser criados. As inscrições devem ser feitas através das federações filiadas à Contraf/CUT.

Um critério imprescindível a ser cumprido é a exigência de cota de gênero, como estabelece a Central Única dos Trabalhadores (CUT), para o caso dos sindicatos que inscreverem mais de um participante. Cada federação deve inscrever ao menos 30% de um dos gêneros.

 

Projeto de formação
Com iniciativas dessa natureza, a Contraf/CUT pretende oferecer condições de formação a novas lideranças, para que a ação sindical seja cada vez mais qualificada. Tem crescido nesse sentido, no âmbito do movimento bancário, o investimento na formação sindical: seja através de módulos formativos, elaboração de documentos que servem como subsídios, como os “Cadernos Contraf/CUT, e, mais recentemente, seja com a promoção de cursos de especialização em temas relevantes para a classe trabalhadora e da atualidade.

 

Hoje, o foco na formação sindical e política dos dirigentes sindicais da estrutura da Contraf/CUT abrange tanto o viés classista quanto o corporativo. O conceito é o de formação permanente, seguindo a política nacional de formação da CUT, e busca aliar um percurso formativo que congrega os cursos classistas da Rede Nacional de Formação da CUT com os cursos oferecidos pela própria Confederação, estes mais focados nos desafios enfrentados na organização e representação do ramo financeiro.

 

Foco na ação sindical
A nova etapa do processo formativo encaminhado pela Contraf/CUT teve início em 2012, com a realização de dois cursos de especialização: saúde do trabalhador e da trabalhadora do ramo financeiro. Foi realizado ainda, em 2013, o curso de especialização no combate à terceirização, que foi tão importante que catalisou o enfrentamento e a mobilização contra o projeto de terceirização total, que vinha sendo debatido no Congresso Nacional, através do PL 4330 e seus substitutivos.

 

Outros temas de curso também já estão pautados, como segurança bancária, negociação coletiva, nova regulamentação para o sistema financeiro nacional e igualdade de oportunidades.

Fonte: Fenae Net

Notícias Relacionadas