A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Associação Nacional de Participantes dos Fundos de Pensão (Anapar) promovem, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, em São Paulo (SP), um curso de formação com especialização em previdência complementar. O objetivo é preparar lideranças sindicais em todas as bases e regiões do país, com capacidade de representar, produzir e reproduzir conhecimento sobre o tema.
Há 30 vagas disponíveis. O propósito da Contraf/CUT é possibilitar que suas entidades filiadas aumentem o potencial de informar, organizar e defender os direitos dos trabalhadores do ramo financeiro em relação aos seus planos de previdência complementar existentes ou que vierem a ser criados. As inscrições devem ser feitas através das federações filiadas à Contraf/CUT.
Um critério imprescindível a ser cumprido é a exigência de cota de gênero, como estabelece a Central Única dos Trabalhadores (CUT), para o caso dos sindicatos que inscreverem mais de um participante. Cada federação deve inscrever ao menos 30% de um dos gêneros.
Hoje, o foco na formação sindical e política dos dirigentes sindicais da estrutura da Contraf/CUT abrange tanto o viés classista quanto o corporativo. O conceito é o de formação permanente, seguindo a política nacional de formação da CUT, e busca aliar um percurso formativo que congrega os cursos classistas da Rede Nacional de Formação da CUT com os cursos oferecidos pela própria Confederação, estes mais focados nos desafios enfrentados na organização e representação do ramo financeiro.
Outros temas de curso também já estão pautados, como segurança bancária, negociação coletiva, nova regulamentação para o sistema financeiro nacional e igualdade de oportunidades.