O 10º Congresso Distrital dos Bancários e Bancárias do DF e Entorno foi aberto na noite desta sexta-feira (30) com discussões norteadas pelo tema “Vida, Democracia, Direitos e Luta”, numa demonstração de forte preocupação da categoria em relação aos desafios impostos pela crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19 e pelos ataques do governo Bolsonaro ao Estado brasileiro e aos trabalhadores.
Os debates contaram com exposições de Márcio Pochmann, atual presidente da Fundação Perseu Abramo e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT, de Erika Kokay, deputada federal pelo PT-DF, e de Kleytton Morais, presidente do Sindicato.
Sob coordenação de Fabiana Uehara, secretária-geral do Sindicato, a abertura do evento abriu espaço também para intervenções de Rafaella Gomes, Gaia Demétrio, Ivan Amarante, Leny Vieira e Ricardo Machado, representantes das diferentes forças políticas que compõem a direção do Sindicato.
O 10º Congresso Distrital é dedicado às vitimas fatais do coronavírus. A homenagem aos bancários, às bancarias e a todos os demais brasileiros que perderam a vida na pandemia foi traduzida em vídeo com Chico César cantando o poema “Inumeráveis”, de Bráulio Bessa, criado para não deixar que as pessoas vitimadas pela doença se tornem apenas números.
Plano de lutas
O Congresso Distrital definirá neste sábado (31) o plano de lutas da categoria para o próximo período. Os trabalhadores de bancos públicos e privados vão também eleger seus representantes para a 23ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece em setembro, e para o 32º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), para o 37º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef) e para os demais encontros específicos por bancos.
Programação
Sexta-feira – 30 de julho de 2021
19h: abertura
Saudação das forças políticas
19h30
Mesa – Brasil: reflexões e estratégias do movimento sindical na construção da luta pela vida, democracia e direitos
Sábado – 31 de julho de 2021
09h30
Mesa I – Processos tecnológicos, impactos e transformações no emprego bancário
10h30
Intervalo 5 minutos
10h35
Mesa II – Saúde e condições de trabalho decorrentes da reorganização produtiva do sistema financeiro
12h30
Intervalo almoço
13h30
Mesa III – Bancos públicos do futuro e o futuro dos bancos públicos: defesa contra desmonte e privatização e instrumento estratégico para reconstrução do brasil
Intervalo de 5 minutos
15h
Mesa IV – Planos de saúde suplementar: ataques e desafios à sustentabilidade
16h20
Mesa V – Previdência complementar: ameaças e desafios
17h30
Assembleia para escolha de delegados aos congressos específicos por bancos e à Conferência Nacional
Da Redação