A partir desta sexta-feira, dia 19, será obrigatório o uso de máscaras em Campo Grande. O decreto assinado pelo prefeito Marquinhos Trad se deve ao aumento expressivo de casos de coronavírus em Campo Grande, que somava 876 casos confirmados até ontem, dia 18, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo o Decreto nº 14.354, fica determinada a “obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em todos os espaços fechados públicos ou privados de acesso ao público em geral no âmbito do município de Campo Grande”.
Desde o início da pandemia, o Comando Nacional dos Bancários já havia conquistado para os bancários o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar a transmissão do vírus: álcool em gel e máscara. Na Caixa Econômica, devido a grande quantidade de clientes em busca do pagamento do Auxílio Emergencial, foram instaladas ainda cabines de acrílico.
O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região vem ainda tomando medidas regionais para proteger os bancários, seus familiares e os clientes, cobrando da direção dos bancos e de outros órgãos do governo a adoção de práticas eficazes em proteção à saúde dos trabalhadores e da população.
A presidente do sindicato, Neide Rodrigues, acredita que este decreto será muito importante para continuar resguardando a saúde dos bancários, e que o assunto tinha sido discutido, em reunião na semana passada, entre o prefeito Marcos Trad e os diretores da entidade sindical.
“O sindicato já vinha conscientizando os bancários e também a população sobre a importância do uso da máscara, álcool em gel e evitar as aglomerações nas agências. Mas, em muitos casos, víamos os clientes ou os próprios bancários resistentes ao uso da máscara. Com o pagamento do auxílio emergencial, por exemplo, os bancários da Caixa atendem centenas de pessoas todos os dias, com a obrigatoriedade do uso da máscara, o serviço poderá ser feito de maneira muito mais segura para a saúde de todos”, afirma.
O decreto ainda determina que os estabelecimentos devem coibir a entrada e a permanência de pessoas que não estiverem utilizando máscara. “O descumprimento das medidas deste Decreto poderá acarretar aos agentes infratores a comunicação às autoridades públicas, para fins de apuração de crimes de infração de medida sanitária preventiva e de desobediência, tipificados nos artigos 268 e 330, ambos do Código Penal, sem prejuízo da responsabilização civil e administrativa”, consta no decreto.
A mesma medida vai ser adotada pelo governo do Estado, que vai obrigar o uso de máscara, em todo território de Mato Grosso do Sul, a partir de segunda-feira, dia 21.
O sindicato reforça o compromisso com a categoria e mantém um canal aberto para denúncias. Os bancários que perceberem que alguns colegas continuam não seguindo as normas ou se sentirem inseguros de algum modo com a falta de EPIs, podem denunciar diretamente para o sindicato no e-mail secgeral@sindicario.com.br ou pelo telefone dos dirigentes sindicais disponíveis aqui.
As denúncias que surgirem serão encaminhadas ao Comando Nacional dos Bancários, que irá cobrar da Fenaban o cumprimento do acordo.
Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS