O TV Bancários desta quinta-feira (31) aborda os impactos e as crises do agronegócio predatório e discute as perspectivas para um modelo de agricultura sustentável e saudável. O convidado do programa é José Ivan, coordenador do Comitê DF/RIDE/GO da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e Pela Vida e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (CONSEA/DF).
Além da característica predatória, o agronegócio é altamente dependente da oferta externa de equipamentos, produtos e insumos. Os fertilizantes à base de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) estão entre os principais produtos da pauta de importação brasileira. Os preços globais desses insumos já estavam altos antes da guerra entre Rússia e Ucrânia e foram fortemente impactados pelo conflito. E o Brasil, em razão do modelo de produção agrícola a que está submetido, se vê incapaz de fugir das intempéries e de proteger a população da alta de preços e dos venenos nos alimentos.
Com a destruição ambiental, as crises e as incertezas geradas pela produção agrícola orientada pelo negócio exportador, pelo aumento crescente do lucro e pela concentração de riqueza, ganham espaço e força na sociedade as práticas de agricultura sustentável, assim como a demanda por alimentação saudável.
Entre as alternativas de produção sustentável estão a agroflorestal, a agricultura orgânica, a integração agropecuária e a integração lavoura-pecuária-floresta, entre outras.
O TV Bancários vai ao ar às 19h, com transmissão ao vivo pela TV Comunitária de Brasília e pelas redes sociais do Sindicato.
Da Redação