A Fundação Rosa Luxemburgo realiza em maio e junho nova edição do treinamento O4P – Organizing for Power (organização para o poder). O O4P é um programa de capacitação virtual, apresentado por uma equipe global de sindicalistas experientes em modelos exitosos de trabalho de base.
A UNI Global participa desse treinamento há vários anos, com seus filiados, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O objetivo é a aprendizagem de habilidades-chave da organização sindical. Participantes dos treinamentos anteriores avaliam a experiência de modo positivo, e muitos agora estão atuando como multiplicadores desses conhecimentos em suas bases sindicais.
O treinamento terá seis sessões de uma hora e meia cada, sendo uma por semana. Os encontros serão sempre às terças-feiras, nos dias 7, 14, 21 e 28 de maio e 4 e 11 de junho. Todos os encontros serão na modalidade remota, pela plataforma Zoom, das 13h às 15h30 (turma A) ou das 21h às 23h30 (turma B), pelo horário de Brasília.
O treinamento se baseia nos conceitos fundamentais do sindicalismo, em pontos necessários para batalhas mais complexas na luta de classes atual. Entre eles estão identificação de líderes, estruturação de uma boa organização, trabalhos de mapeamento e testes de estrutura.
A troca de conhecimento relacionado a técnicas de atuação sindical, com foco nas estruturas de base usadas em diversos países e setores através do mundo, é outro eixo do programa. O objetivo é oferecer apoio aos sindicatos para que fortaleçam suas lutas por melhores condições de trabalho no contexto contemporâneo, em que tem se verificado uma crescente retirada de direitos mundo afora.
Os encontros vão reunir uma plenária de mais de 2.000 participantes, com transmissão em pelo menos 10 línguas, entre as quais o português. Em uma parte de pelo menos quatro sessões, os brasileiros farão uma reunião separada, para debater os temas no contexto local e como eles podem ser adaptados à realidade de cada setor ou região do país.
O secretário de Formação da Contraf-CUT, Rafael Zanon, ressalta que “é importante que o programa nos permita um espaço entre os próprios sindicalistas brasileiros, para que possamos entender e debater as propostas do curso”. Zanon também observa que “será feita uma reunião virtual na Contraf-CUT, após a conclusão do curso, para a discussão da relevância do conteúdo do O4P no dia a dia da atuação sindical”.
Desde 2019, mais de 20 mil sindicalistas de 110 países já participaram dos quatro treinamentos anteriores. Só em 2023, foram mais de 700 brasileiros, 80 deles de entidades filiadas à Contraf-CUT, de 33 entidades distribuídas por 12 estados do país. Rafael Zanon lembra que “os bancários contribuíram ativamente e avaliaram que o treinamento O4P desperta o interesse em continuar refletindo sobre como realizar trabalho de base, na conjuntura de digitalização dos bancos e precarização mais geral que estamos enfrentando”.
Dirigentes ou funcionários de entidades sindicais têm até o dia 14 de abril para a inscrição, que deve ser feita pelo link já encaminhado a federações e sindicatos pela Secretaria-Geral da Contraf-CUT. Deverão ser preenchidos nome, e-mail, número de telefone, entidade sindical, cidade e estado, além da opção de horário, à tarde ou à noite.
Fonte: Contraf-CUT