Notícias

home » notícias

7 de Agosto de 2019 às 08:23

Trabalhadores da Desenvolve MT aprovam minuta da CCT de 2019/2020


Crédito: Divulgação

Cuiabá MT - Na última terça-feira (30.07) o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso, realizou Assembleia Geral com os empregados da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S/A – MT Fomento, na sede da Agência, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 2368, no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá, capital de Mato Grosso, 

Os empregados discutiram e aprovaram as reivindicações que compõe a minuta do Acordo Coletivo de Trabalho (CCT) de 2019/2020. Os trabalhos foram conduzidos pelos diretores do Seeb/MT, Celso Coan, Marcílio Silva de Lima, e dos delegados sindicais Srº André Luiz da Silva e Janaina da Silva Batista, com o apoio da advogada Rosana Silva Araujo, do Escritório AMB Advogados Associados, que faz parte da assessoria jurídica do Seeb/MT. 

O secretário de assuntos do ramo financeiro, Celso Coan, falou sobre o processo de negociação junto à diretoria da empresa e destacou a importância de um sindicato forte e organizado para garantir vitórias à categoria. “Chamo a atenção para a sindicalização que, além de ajudar a manter a entidade e ampliar a estrutura, contribui para o fortalecimento da mesa de negociação. Portanto, os sindicatos são  ferramentas de luta, e cada trabalhador tem a tarefa de fortalecer  e manter a sua entidade sindical", ressalta Coan.

O secretário de assuntos jurídicos do Seeb/MT, Marcílio Silva de Lima, destacou a importância da atuação do sindicato nas campanhas salariais e pontuou as principais conquistas obtidas pela categoria bancária. “Com a reforma trabalhista o sindicato é peça fundamental para a garantia de direitos” afirmou lembrando da decisão do juiz Eduardo Rockenbach Pires, da 30ª Vara do Trabalho de São Paulo que  disse não ser justo que o trabalhador  não sindicalizado se beneficie das vantagens negociadas pelo sindicato a favor da categoria, já que o mesmo se recusa a contribuir com a entidade. "Para o movimento sindical esta é uma decisão muito importante, pois abre jurisprudências para decisões semelhantes”, explicando a importância da manutenção dos sindicatos para a luta em benefício das categorias que representam.  
 
O delegado sindical, André Luiz da Silva, fez um breve resumo sobre da minuta do Acordo Coletivo. Os trabalhadores reivindicam o índice do INPC mais 5% de ganho real e reajuste dos benefícios e vantagens.  A proposta já foi protocolada na direção da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso S/A – DESENVOLVE MT (antiga MT Fomento), que deverá marcar a primeira rodada de negociação, tendo em vista, que a data-base é 1º de setembro.

Fonte: SEEB/Mato Grosso 


Notícias Relacionadas