Notícias

home » notícias

13 de Outubro de 2024 às 07:38

Sindicato realizará curso de Paternidade Responsável


Se você está se preparando para ser papai e ainda não conhece o curso de Paternidade Responsável oferecido pelo Sindicato não pode perder essa chance!

No final de outubro será iniciada uma nova turma do curso que ensina cuidados práticos com o bebê e propõe reflexões sobre a questão da paternidade e das relações compartilhadas.

Receba seu filho com muito amor e todos os cuidados possíveis, no dia a dia e no desempenho desse papel tão importante, cheio de alegrias e responsabilidades!

Para saber mais sobre o conteúdo do curso, datas e horários, entre em contato com o Sindicato pelos telefones:

WhatsApp: 67- 99972-1436 – Fone fixo: 067-3422-4884

Ampliação da licença-paternidde é condicionada a realização do curso

Conforme estabelecem as Convenções Coletivas de Trabalho de bancários e financiários, a ampliação da licença-paternidade de cinco para 20 dias está condicionada a:

  • Adesão do banco ou financeira ao Programa Empresa Cidadã (Lei 13.257/2016);
  • O funcionário requerer a prorrogação, por escrito, no prazo de dois dias após o parto;
  • O funcionário comprovar participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.
  • Serão reconhecidos os cursos de paternidade responsável oferecidos pelos sindicatos da categoria, desde que não haja óbice legal.

Conquista do Movimento Sindical

Embora ainda esteja longe de atender a real necessidade, a licença-paternidade de 20 dias dos bancários, conquista do sindicato com a categoria na campanha salarial de 2016, é mais do que uma simples vitória. Representa um passo importante na busca pela equidade de gênero, que busca quebrar o tabu de que a responsabilidade sobre o bebê é exclusivamente das mulheres.

O direito é respaldado pela Constituição. Com a conquista, a licença foi concedida a todos os pais de bebês nascidos a partir de 27 de dezembro de 2016. De lá para cá, pelo menos as primeiras semanas de cuidados à criança têm a possibilidade de serem divididos de forma mais justa e humana entre os pais, possibilitando uma conexão maior entre a família.

Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS


Notícias Relacionadas