Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Bancários promove, a partir de 15, seis rodas de conversa, abertas e gratuitas, direcionadas às bancárias, suas famílias e à comunidade em geral. O tema das conversas é Gestação, Parto e Maternidade.
Fruto de parceria com o Coletivo Eu Livre, uma equipe de educação em saúde e terapias integrativas, a troca de saberes ocorrerá durante seis encontros – nos dias 15 e 29 de fevereiro; 14 e 28 de março; e 11 e 25 de abril, sempre aos sábados, das 16h às 18h, na sede da entidade sindical (EQS 314/15).
“As rodas de gestantes são uma tecnologia social ancestral, utilizada tradicionalmente pelas parteiras e curandeiras populares como uma ferramenta de educação em saúde para as mulheres que pertencem às suas comunidades. De grande potencial agregador, dissemina informações importantes na lida com a gravidez, parto, resguardo, maternidade e paternidade, realizando papel importante de apoio educacional, emocional e espiritual das famílias nesse grandioso momento de nossas vidas” explica Felipe Medeiros Pereira, antropólogo, professor e pesquisador da Fiocruz e integrante do Coletivo Eu Livre.
Os encontros visam promover o empoderamento feminino durante o processo de gestar e parir, fortalecendo a autonomia e a capacidade de escolha informada sobre seu processo gestacional, proporcionando o autoconhecimento em saúde que há muito foi desvalorizado pelos processos de modernização da sociedade.
“A vivência serve para repensar a problemática do modelo obstétrico implementado no país, norteado por diretrizes biomédicas que produzem altas taxas de intervenção durante o pré-natal, trabalho de parto, resguardo e maternidade. A intenção é resgatar os saberes tradicionais transmitidos por nossas avós”, destaca a secretária de Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado.
Pessoas interessadas em participar dos encontros devem enviar e-mail para mulheres@bancariosdf.com.br, para melhor organização do espaço e do lanche. Se não quiser enviar o e-mail, é só aparecer nos dias e horários marcados trazendo um lanche para confraternização ao final.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília