Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o sindicato vai promover uma palestra para debater a violência contra as mulheres. O evento será dia 5 de março (quinta-feira), às 18h, na sede do SEEBCG-MS.
A palestrante será a advogada e militante do movimento Marcha Mundial das Mulheres, Fabiana Pereira Machado.
A palestra será também para estimular a reflexão sobre essa realidade na sociedade brasileira, já que o Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial de assassinato de mulheres. Essa realidade também é assustadora em Mato Grosso do Sul: das 96 denúncias de feminicídio recebidas, em 2019, pelo Tribunal de Justiça, 30 foram de fatos consumados e 66 foram na forma tentada.
Em apenas dois meses de 2020, pelo menos seis mulheres já foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul. O caso mais recente aconteceu em Campo Grande, na noite de sábado (dia 29 de fevereiro): uma professora de 28 anos foi assassinada pelo ex-namorado que é Guarda Municipal.
“Os números de feminicídio são assustadores e demostram que atingem todas os setores e todas as classes sociais. Precisamos debater o assunto, precisamos proteger as mulheres e, no caso do sindicato, proteger as mulheres bancárias. Estamos na luta por igualdade e respeito às trabalhadoras bancárias. Todos as bancárias e também bancários estão convidados para debater esse assunto com o sindicato no dia 5”, comentou a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.
Após a realização da palestra, haverá um coquetel.