Notícias

home » notícias

29 de Junho de 2022 às 04:00

Sindicato presente: Caravana chega pela 1ª vez em Bannach, Cumaru do Norte e Pau D’ Arco


Surpresa define. “Eu ‘tô’ aqui pra agradecer a presença da Érica, do Saldanha e do Wellington; o pessoal do Sindicato dos Bancários; que inclusive foi uma surpresa pra gente, porque estão aqui pela primeira vez. A gente espera que possam voltar mais vezes, e que continuem essa luta aí né pelas nossas melhores condições de trabalho. Muito obrigada”, afirma a bancária do Banpará em Cumaru do Norte, Antonia Cavalcante, que além do agradecimento, ela e outros três colegas se filiaram ao Sindicato no dia da visita inédita.

Satisfação explica. “Saímos de Belém no domingo pela manhã. Até Xinguara foram cerca de 12h de viagem super cansativa principalmente pelos trechos em péssimas condições. O município foi nossa cidade-base onde nos dividimos em duas equipes e seguimos para cidades diferentes na mesma região. Estivemos em Cumaru no nosso penúltimo dia, de um total de quatro, e tivemos uma recepção incrível dos nossos colegas, que chegaram a comentar que nem os familiares deles os visitam devido o acesso até lá bastante complicado, tanto é que na volta, um dos pneus do nosso carro furou”, conta a diretora do Sindicato e bancária do Banpará, Érica Fabíola.

Junto com ela, os dirigentes Márcio Saldanha (Santander) e Wellington Araújo (BB) percorreram todas as agências e postos de atendimento bancário de Bannach, Conceição do Araguaia, Redenção, Pau D’ Arco e Rio Maria. “Assim como Cumaru, Bannach e Pau D’ Arco foi a primeira visita de outras que virão, foram quilômetros de muita estrada, poeira, buraco para chegar até o local de trabalho dos nossos colegas para levar a Campanha Nacional 2022 e principalmente ouvir as principais demandas deles”, comenta Wellington Araújo.

Sindicato, presente!

Na mesma região Sul e Sudeste, a vice-presidenta do Sindicato e bancária do Banpará, Vera Paoloni; e a diretora da Contraf-CUT e bancária do BB, Rosalina Amorim começaram o primeiro dia de visitas aos bancários e bancárias em Xinguara, depois Sapucaia. No segundo dia, a dupla partiu cedo rumo a Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu.

“O terceiro dia começamos por Tucumã e encerramos em Água Azul do Norte com a filiação do colega do Bradesco, Anderson Silva. A quinta-feira, nosso quarto e último dia, foi de bate-papo com os bancários e bancárias do Banpará em Marabá, onde contamos com o reforço da nossa diretora na região, Heidiany Moreno. Mas nossa viagem começa mesmo desde o planejamento dos roteiros, construídos d forma que possamos visitar o máximo possível de colegas. Em fevereiro desse ano estivemos aqui nessa região visitando outros municípios e agora retornamos para ir em outros, inclusive em três que o Sindicato ainda nunca tinha chegado e nosso desejo é de chegar em todo o Pará até o final dessa gestão, comenta Rosalina Amorim.

“É muito importante pra gente fortalecer a ação e a cooperação entre os sindicalizados e o Sindicato, é aqui na região a gente tem muita, fala-se muito dessa questão de o Sindicato estar longe, mas na verdade essa visita mostra que o Sindicato ‘tá’ perto, ‘tá’ atuante, ‘tá’ presente, e é sempre importante reforçar esses momentos”, destaca a delegada sindical bancária da Caixa em Xinguara, Danielle Santos.

Para a bancária do Banpará em Ourilândia do Norte, Kelly Sueli, a presença do Sindicato, através da Caravana Bancária, significa compromisso e atenção à categoria. “Muito bom o Sindicato sempre se fazer presente, essa questão de a gente se sentir cuidado pelo Sindicato né?! Os feedbacks, as trocas de ideias, trocas de experiência, melhor acompanhar de perto a nossa realidade. Então foi um imenso prazer receber o Sindicato aqui na nossa agência e espero que venham mais vezes”.

Demandas

“A principal reivindicação dos nossos colegas, de bancos privados e públicos, é em relação à cobertura do plano de saúde que na prática não existe. Os poucos hospitais disponíveis não têm convênio com os planos de saúde das instituições financeiras, o que obriga o bancário e bancária a correr para o sistema público ou particular, esperar meses pelo reembolso que nem sempre é integral. Ouvimos, anotamos e vamos colocar em mesa de negociação”, destaca Vera Paoloni.

Nessa semana, há previsão de que um hospital particular referência na região, comece a atender o Saúde Caixa em Tucumã. “Aos poucos e por meio de muitas reuniões e conversas e cobranças estamos conseguindo amenizar esse déficit sobre o plano de saúde aqui na nossa região. Aqui em Marabá, por exemplo, o hospital Santa Terezinha já está atendendo o Saúde Caixa, inclusive para urgência e emergência”, diz a diretora do Sindicato na região e bancária do Banpará, Heidiany Moreno.

 

Confira aqui, em imagens, tudo que rolou nessa Caravana

 

 

Fonte: Bancários PA


Notícias Relacionadas