A boa notícia para a categoria bancária foi recebida na sexta-feira (24), no gabinete do Executivo Municipal, pelo Presidente do Sindicato, Carlos Alberto Longo e pelo Diretor Jurídico, João Grandão, quando o Prefeito Alan Guedes entregou aos diretores cópia da Lei N° 5.204, de 16 de abril de 2024, aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo mesmo, que altera e revoga dispositivos da Lei 1.165 de 13 de abril de 1982 que autorizou o município a doar áreas de terra.
Essa alteração, necessária para que o sindicato tivesse a propriedade em todas as suas prerrogativas, só foi possível pela articulação da atual diretoria junto aos poderes Executivo e Legislativo, no sentido de esclarecer o prefeito e os vereadores da importância da incorporação ao patrimônio da entidade de um terreno que na prática, por direito, já era de sua propriedade.
“Tivemos na sexta-feira a grata satisfação de receber das mãos do prefeito Alan Guedes a Lei que autoriza a incorporar ao patrimônio do sindicato o terreno que foi doado na criação da entidade, ainda nos anos 80. O próximo passo será iniciar diálogo com a categoria para que a mesma autorize, através de assembleia, destinar este imóvel para alienação ou permuta no intuito de unificar os dois terrenos de propriedade da entidade e transformar a nossa sede administrativa, social e esportiva em um único local”, explicou o presidente Carlos Longo.
O Diretor Jurídico, João Grandão, explicou que “a participação da Câmara de Vereadores quando da aprovação da Lei merece destaque. Neste sentido, em nome do Presidente da Casa, Laudir Munaretto e do Vereador bancário e ex-presidente do sindicato, Elias Ishy, fundamentais na condução do diálogo para que a mesma fosse aprovada por unanimidade na casa de leis, agradecemos aos demais vereadores.” Agradecemos também o Prefeito Municipal Alan Guedes por ter acatado o pleito da entidade e proposto a alteração da lei.
Vale destacar que a sede administrativa do sindicato conta com dois terrenos, sendo que apenas um deles é objeto da formalização da doação em questão. O outro terreno e toda a estrutura que compõe a sede da entidade – composta pelo prédio principal e o salão de festas 2 (onde funcionava a sauna) foram adquiridos com recursos dos bancários e bancárias associados/as, ressaltando que o prédio da sede (foto acima) foi adquirido por meio de financiamento (já quitado) junto à Caixa Econômica Federal.
Sindicato dos Bancários de Dourados e Região MS