Brasília - Em novembro, o Sindicato dos Bancários de Brasília troca o rosa pelo azul. Depois de participar da campanha de conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, agora, é a vez de chamar a atenção sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata.
Para mostrar sua adesão à campanha ‘Novembro Azul’, a sede do Sindicato está iluminada por refletores com a cor azul. O objetivo da campanha, realizada desde 2012 em diversos locais públicos em todo país, é conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção contra a doença.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o tumor mais frequente entre os homens. No Brasil, são diagnosticados 69 mil novos casos por ano.
“Da mesma forma que incentivamos a campanha em prol da saúde da mulher, apoiamos essa ação que tem como foco a classe masculina”, destaca o secretário de Imprensa do Sindicato, José Garcia Rocha.
“O diagnóstico precoce é necessário para a cura, por isso, é importantíssimo quebrar com o preconceito com relação aos exames preventivos”, reforça.
Importância da campanha
Conforme dados do Inca, se a doença for detectada ainda no início, as chances de cura aumentam em 90%. Mas ainda há um grande obstáculo a vencer: o preconceito com relação aos exames preventivos.
O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos e PSA sejam realizados anualmente, principalmente, pelos homens na faixa dos 50 anos. Para aqueles que possuem histórico familiar da doença, esses exames devem ser feitos a partir dos 45 anos.
Rosane Alves
Do Seeb Brasília