Há exatos 40 anos, Jacy Afonso de Melo assumia um compromisso na luta de classes no Brasil, ao assinar uma ficha de sindicalização. Desde então, a trajetória de lutas desse aguerrido sindicalista vem sendo marcada por muitos desafios e conquistas, com a sua forte atuação no movimento sindical em defesa dos interesses dos trabalhadores e no combate às injustiças.
Aos 18 anos de idade, Jacy ingressou no Banco do Brasil. Em 1977, ele foi admitido por meio de concurso público como office boy, e em 1980 assumiu a função de escriturário, novamente concursado. A partir daí, a sua vida mudou completamente. E ele iniciou a construção de um currículo extenso e brilhante, especialmente no movimento sindical, onde mais atuou.
Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília na gestão de 2004 a 2007, Jacy Afonso foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores do DF (CUT/DF), onde exerceu vários cargos da diretoria, entre eles a de presidente, entre 1991 e 1994. Foi também um dos fundadores da Articulação Sindical, a corrente majoritária da CUT.
Na CUT Nacional, exerceu dois mandatos consecutivos na Secretaria de Administração e Finanças, e posteriormente na Secretaria de Organização. Também foi membro do Conselho Curador do FGTS, do Comitê Gestor do Fundo de Investimento do FGTS e do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), além de vice-presidente do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Atualmente, Jacy Afonso é diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e presidente do PT/DF.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília