Na semana em que a taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19, em estado grave, chega a 95% no Hospital Regional em Marabá que atende outros 23 municípios da região, o Sindicato traz a notícia de que a Cassi retomou convênio com a Unimed Fama.
“Foi mais de um ano de espera em meio a essa pandemia, onde nós assistidos pela Cassi aqui em Marabá ficamos durante todo esse tempo contando apenas com o atendimento em um hospital da cidade que não possui a mesma estrutura física e nem de pessoal, que tínhamos antes. Outra opção era recorrer ao atendimento particular e depois cobrar ressarcimento do nosso plano. Durante esse período, junto com a Cassi, reunimos esforços e muita conversa para finalmente conseguirmos de volta o convênio, que já teve o novo contrato assinado; o que traz um certo alívio no pior momento de enfrentamento à crise sanitária para a qual infelizmente perdemos muitos colegas e familiares; e principalmente facilita a busca de outros tipos de atendimento médico para a categoria aqui na região”, destaca o diretor do Sindicato na região e bancário do BB, Wellington Araújo.
Em fevereiro do ano passado, o Hospital da Unimed Climeci – Clínica Médica Cirúrgica de Marabá, de propriedade da Unimed Sul do Pará, que tinha convênio com a Cassi, foi adquirido por outra empresa do grupo Unimed, a Federação das Unimeds dos Estados da Amazônia – Fama.
Logo no início das atividades da nova gestão, a Unimed Fama comunicou, sem qualquer aviso prévio, aos planos de saúde que não manteria atendimentos com convênios, exceto o do Exército Brasileiro e com a Companhia Vale do Rio Doce.
Em maio de 2020, a Cassi Pará chegou a buscar regularizar o atendimento por via judicial, com pedido de mandado de segurança que assegurasse o atendimento dos associados, questionando a quebra de contrato assinado e vigente entre as partes, mas não obteve êxito no pedido.
“Os colegas pediram nosso auxílio para resolver o impasse, nós contatamos a Cassi Pará e em agosto tivemos a primeira reunião com representantes do plano aqui em Marabá”, lembra o dirigente sindical.
Após esse primeiro encontro, foi ajustado um atendimento ainda precário do ponto de vista documental, no Hospital Unimed, enquanto a empresa providenciava a documentação necessária para a renovação contratual, através de assinatura de carta da Cassi Pará, autorizando o atendimento dos casos de urgência e emergência, na modalidade de garantia de saúde, onde o conveniado recebia o pagamento dos serviços por atendimento realizado, não necessitando esperar o pagamento mensal dos eventos.
Outra importante medida conquistada na época foi a de que em caso de necessidade e falta de atendimento adequado no município, os associados deveriam entrar em contato com a direção da Cassi Pará, que providenciaria a transferência do associado para um município onde fosse possível realizar o atendimento.
Sindicato atua pela melhoria do atendimento da Cassi em Marabá
Fonte: Bancários PA com G1 PA