Notícias

home » notícias

20 de Fevereiro de 2017 às 16:39

Sindicato e Caixa realizam Seminário sobre Assédio Moral no Trabalho


Crédito: SEEB/MT

É notória a presença de assédio moral nas relações trabalhistas nas instituições bancárias, tal prática provoca, consequente, prejuízo à saúde física e mental do trabalhador, além de danos sociais e econômicos para a empresa. Com o objetivo de intensificar a discussão acerca do tema assédio moral nas instituições bancárias,  nesta sexta-feira (17/02), no auditório do Sindicato, foi realizado o “Seminário sobre Assédio Moral no Trabalho”. 

O Seminário, cujo público alvo foram os empregados da Caixa, organizado pelo Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) em parceria com a Caixa, foi uma determinação da Justiça do Trabalho em ação do Sindicato movida contra a agência da Caixa, da cidade de Nova Mutum, localizada a 300 km da capital de Mato Grosso. (PROCESSO nº 0001514-27.2015.5.23.0121)

Na mesa de abertura, o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, afirmou que no setor bancário o assédio moral é organizacional e sistemático, principalmente, em um cenário afetado pela alta rotatividade,  terceirização e metas abusivas. “Temos altos índices de afastamentos relacionados a problemas de saúde e até suicídios”, apontou o presidente em sua fala na abertura do seminário, citando problemas recentes na Caixa, com a reestruturação e plano de demissão voluntária (PDV). 

Além do presidente do Seeb/MT, a mesa de abertura contou com a presença do representante da  Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-CUT/CN, Sônia Rocha; do presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), João Luiz Dourado; do presidente Associação dos Gestores da Caixa Econômica Federal de Mato Grosso - AGECEF/MT, Tabarê Marçal e pelo representante da superintendência regional da Caixa, José Luiz Dias. 

Durante a palestra sobre "Assédio moral no Trabalho", o juiz do trabalho, Lamartino França de Oliveira, abordou os diferentes aspectos do Assédio que vão desde o jurídico aos problemas de saúde. Ele distinguiu as várias  modalidades de assédio no ambiente de trabalho e os danos causados na relação de trabalho. Segundo o palestrante, os tipos de assédio, tanto moral quanto sexual trazem graves consequências ao trabalhador e ao ambiente de trabalho.  

Cuiabá MT - Conforme Lamartino, o assédio moral é uma situação de violência e estresse causada de maneira sistemática pelo empregador ou por colegas de trabalho. O juiz ainda trabalhou com pesquisas e números que apontaram que categoria bancária está entre as profissões mais afetadas por essa prática e, pode ter seu efeito agravado conforme a precariedade das condições de trabalho. 

Por determinação da Justiça do Trabalho, o evento foi gravado e ficará a disposição para estudo e debates nas agências da Caixa, especialmente, a de Nova Mutum. Além disso, foi confeccionada uma Cartilha sobre o tema que foi distribuída durante o seminário e também será encaminhada para todos os empregados da Caixa. 

No final do evento o presidente do Sindicato do Seeb/MT, frisou que é preciso aumentar o conhecimento sobre o problema, melhorando o registro de dado, divulgar as informações a respeito e denunciar.  Lembrou que a categoria bancária é uma das poucas, talvez a única, a ter claúsula de proteção contrao Assédio Moral no Trabalho na Convenção Coletiva (cláusula 41). “Sabemos que o Assédio Moral ocorre em vários Bancos. O Sindicato só pode agir conforme for demandado. Não podemos ficar calados, temos que denunciar”, ressalta colocando os canais de comunicação do Sindicato a disposição da categoria.

O que é o assédio moral?

Assédio moral é a conduta abusiva (gesto, palavra, comportamento, atitude) no local do trabalho que atenta por sua repetição ou sistematização contra a dignidade do trabalhador e, assim, afeta a integridade psíquica ou física de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho.

O assédio moral pode acontecer entre parceiros de trabalho – chamado horizontal –, ou pelo superior – o chamado assédio moral vertical. Trata-se assédio moral organizacional quando o assédio não é resultado de atos individuais, mas faz parte do gerenciamento do trabalho. (Leia mais na Cartilha de Assédio Moral).

Canal de Denúncia 


 Na página do Seeb/MT  - www.bancariomt.com.br , tem espaço específico para fazer as denúncias de casos de assédio moral. Antes de qualquer outra coisa é importante estar bem informado. O programa de combate ao assédio moral é uma conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha Nacional Unificada 2010, trata-se de um acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho que tem adesão voluntária tanto dos bancos quanto dos sindicatos.


Notícias Relacionadas