Após um longo período longe das oportunidades de participação ativa do início de carreira dos trabalhadores, por conta de governos que desprezaram o movimento sindical e atenderam apenas aos interesses dos ricos e poderosos, os Sindicatos de Bancários em todo o país voltaram a receber o convite da Caixa Econômica Federal para participar do curso de integração de 800 novos aprovados – e finalmente convocados – do concurso público de 2014.
E foi isso que aconteceu nesta quinta-feira (31/8), em Porto Velho, com a participação do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) no curso de integração de 11 novos aprovados, que agora atuarão como empregados da Caixa na capital e no interior. O Sindicato foi representado por Ivone Colombo (presidenta), Edson Tavares (secretário de Saúde) e Clemilson Farias (secretário de Finanças).
Além dos sindicatos, entidades como a Fenae, Contraf/CUT e Apcef’s, sempre participaram desses encontros. Agora, face ao momento de reconstrução democrática por que passam o banco e o país, o resgate da presença das entidades representativas nessas situações de boas-vindas aos novos empregados é mais do que necessária, sobretudo por representar o fortalecimento do importante papel do banco público para o desenvolvimento econômico e social do país.
Historicamente, as movimentações para realizar os cursos de integração sempre contaram com a participação da representação dos empregados.
“O retorno da participação do Sindicato num momento de boas-vindas a novos bancários confirma que estamos, felizmente, numa conjuntura totalmente diferente dos últimos seis anos, formada por dois governos que promoveram o afastamento das entidades representativas junto aos trabalhadores. E além de podermos receber e desejar sucesso a estes novos colegas, já evidenciamos a importância da sindicalização, da participação de cada um deles nas lutas vindouras, pois só com a união e luta continuaremos garantido a manutenção de nossos direitos e obtendo novas conquistas para a categoria”, mencionou Ivone Colombo, presidenta do SEEB-RO.