Notícias

home » notícias

15 de Fevereiro de 2017 às 12:22

Sindicato cobra mais segurança bancária em MT


Crédito: Reprodução

Cuiabá MT - Mais uma agência arrombada neste fim de semana em Santo Antônio do Leverger, deixa evidente a onda de ataques a bancos e a caixas eletrônicos.

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb-MT)  alerta para a necessidade de reforçar a segurança bancária em Mato Grosso. O Seeb/MT contabilizou, em 2016, 74 ações violentas contra agências bancárias que englobam assaltos a banco e explosão a caixas eletrônicos. Foram registrados 30 assaltos, 10 arrombamentos, 32 explosões a caixas eletrônicos, um ataque a carro-forte e uma saidinha de banco.

E, só nestes 40 dias de 2017, já foram registradas 25 ocorrências. Sendo que 13 ataques a bancos, 11 caixas eletrônicos explodidos ou arrombados e um sequestro.

Segundo  o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, esses números refletem a negligência dos bancos e dos governos no zelo da segurança. “A segurança é um fator que interfere nas condições de trabalho, afeta principalmente, a saúde física e mental dos bancários e bancárias”, afirma ressaltando que o Sindicato está preocupado com essa onda de ataques a bancos e a caixa eletrônicos.

“Para o Sindicato os bancos e os poderes públicos são os responsáveis pela segurança e eles podem e devem melhorar a segurança dentro e fora das agências, inclusive elaborando um plano específico para as unidades em áreas de risco”, afirma o presidente do Seeb/MT, ressaltando que essa irresponsabilidade dos bancos coloca em risco a vida da categoria, dos clientes e usuários do sistema financeiro.  

Reivindicações

Dentre as principais reivindicações da categoria estão à abertura e fechamento das agências, além do transporte das chaves através de empresa especializada em segurança; a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para quem presenciou assalto ou foi vítima de sequestro; o fechamento da agência ou posto no dia do assalto, em razão do impacto da ação criminosa; a instalação de porta giratória de segurança antes do acesso ao autoatendimento nas agências e postos, além de vigilância e câmeras de vídeo interna e externa.

Fonte: SEEB/Mato Grosso


Notícias Relacionadas