A penúltima turma do ano do Curso de Paternidade Responsável foi certificada nesta quarta-feira (27) pelo Sindicato. Ao total, 7 pais receberam das mãos da secretária de Formação, Raíssa Fraga, o certificado que lhes garante a ampliação da licença paternidade de 5 para 20 dias, previsto na Lei 13.257/16 e parte da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários.
Durante o encontro presencial, última fase do curso, os futuros pais receberam orientações valiosas sobre o trato que os pais devem ter com as gestantes e com os bebês, desde a fase neonatal até a primeira infância. Quatro mães também participaram da aula presencial, realizada na sede do Sindicato.
Esta edição do curso contou com a colaboração voluntária de profissionais da Unidade de Saúde da 514 Sul e do 15º Grupamento de Bombeiros Militares da Asa Sul.
Regras
Para ter direito à ampliação da licença-paternidade, prevista na cláusula 26 da CCT, é necessário que o trabalhador faça o curso na plataforma online, participe da palestra realizada na sede do Sindicato e apresente o certificado do curso ao banco.
Também é necessário que o bancário solicite o benefício por escrito ao banco em até dois dias úteis após o nascimento do filho. Isso também vale para casos de adoção (inclusive por casais homoafetivos) de crianças de até 12 anos de idade incompletos.
O curso
Gratuito para os sindicalizados, o curso tem um custo de R$ 180 para os não associados, e é realizado em duas partes. A primeira é auto-instrucional e a segunda consiste numa palestra do Sindicato, realizada pelo Corpo de Bombeiros e por médicas ou enfermeiras especializadas em recém-nascidos.
Joanna Alves
Do Seeb Brasília