O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) apresentou duas propostas na construção da Carta de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Controle Social de Rondônia durante o 2º Encontro das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) da Região Norte, ocorrido nos dias 6, 7 e 8/11, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (CREMERO), em Porto Velho, e que contou com a participação de representantes do Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
A primeira é a implementação de uma cultura na rede de atendimento da Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), que qualifique o registro do código da ocorrência de acidente de trabalho nos protocolos de atendimento.
A segunda é a capacitação de equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) para padronizar os registros sistêmicos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
A Carta de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Rondônia será apresentada durante o 11º Encontro Nacional da Rede de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, que acontecerá em Brasília entre os dias 27, 28 e 29 de novembro.
“Quando o assunto é vigilância, atenção e controle social em saúde do trabalhador o Sindicato participa, debate e contribui com propostas, pois entende que o trabalho é fator determinante para a saúde dos indivíduos e da coletividade. Por isso, considerando a heterogeneidade das realidades regionais, nos perfis produtivos e epidemiológicos da população trabalhadora, é fundamental a pactuação de ações, a construção de indicadores e a avaliação de objetivos a serem cumpridos pelos entes federados, sempre objetivando ampliar a qualidade da atenção à saúde integral dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destacou Edson Wilson Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do SEEB-RO.