Com a #AmpliaCaixa, a Comissão dos Habilitados do Concurso Caixa 2024 tem ocupado as redes e procurado sindicatos de bancários em todo o país para pedirem apoio e intervenção das entidades junto à Caixa quanto ao último certame.
“No entender da nossa Comissão de 4.000 aprovados fora das vagas, as cláusulas de barreira previstas no edital não atendem aos fins do interesse público, nem tampouco ao princípio da eficiência das Empresas Estatais, se configurando como um instrumento ineficaz e totalmente desarrazoado, ao mobilizar recursos públicos para a realização de um concurso de grande impacto socioeconômico, porém com aprovação de poucos habilitados, excluindo a maior parte deles”, diz o documento da Comissão.
O Sindicato dos Bancários apoia o pedido dos aprovados e aprovadas e ratifica que a reivindicação deles é uma realidade na Caixa e que inclusive é uma das pautas da minuta desta Campanha Nacional.
Segundo um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o banco tem um déficit de cerca de 20.000 funcionários, enquanto outro levantamento indica um déficit de 14.000 vagas de emprego. Além disso, 3.200 bancários e bancárias podem ter aderido ao PDV 2024 da Caixa, o que pode ter ampliado ainda mais essa discrepância.
De acordo com o edital da Caixa, ao todo, a seleção seria para o provimento de 4.050 vagas, incluindo o cadastro reserva, mas o concurso só ofereceu 1600 vagas diretas e 400 para cadastro reserva.
Para a Comissão, o atual concurso ofereceu apenas 4.000 vagas no total, indo assim em desacordo com o acordo feito com o Ministério Público do Trabalho da 10ª região. Diante disso, eles pedem a “ampliação do número de vagas imediatas e do cadastro de reserva, de modo que constem os(as) aprovados(as) em todas as fases do certame (prova objetiva e redação), de acordo com a classificação; além de realizar a retificação do atual edital acrescentando mais vagas para que possam chamar mais aprovados neste concurso, de acordo com a demanda da Caixa, durante o período de validade deste certame que até o momento é de um ano, podendo ser ampliado por mais um ano”.
Sindicato dos Bancários do Pará