O suicídio é uma grande questão de saúde pública em todos os países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 800.000 pessoas morrem por suicídio a cada ano, tornando-se uma das principais causas de morte globalmente.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), aproximadamente 20% da população mundial experimenta problemas de saúde mental no local de trabalho.
O psiquiatra Humberto Müller, de Rondônia, apresentou dados sobre o suicídio no Brasil e no mundo. Ele disse que acontecem 16 milhões de tentativas por ano no mundo. No Brasil, acontece uma morte por suicídio a cada 45 minutos, mas para cada morte temos outras 20 tentativas. Os números são altos e preocupantes.
É importante a sociedade desmitificar a cultura e o tabu em torno do tema. Tal tabu, arraigado em nossa cultura, por séculos, não desaparece sem o esforço de todos nós. Lutar contra esse tabu é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.
Erros e preconceitos vêm sendo historicamente repetidos, contribuindo para formação de um estigma em torno da doença mental e do comportamento suicida.
O Setembro Amarelo é dedicado à conscientização sobre a saúde mental e à prevenção do suicídio. O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história da humanidade, em todas as culturas. É um comportamento com determinantes multifocais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais.
É hora de promover a conscientização, implementar políticas de saúde mental no local de trabalho e oferecer recursos para ajudar aqueles que precisam.
Podemos criar um mundo onde a saúde mental seja valorizada, apoiada e priorizada. Unimos nossas vozes, corações cruciais e lembrar a todos que a saúde mental é uma parte fundamental do nosso bem-estar.
Bancários e cooperativários do Estado de Rondônia, lutemos pela valorização da vida!
Edson W. Tavares, Secretário de Saúde, Condições de Trabalho e Política Social do SEEB-RO