A base teórica do Seminário reside nas aulas ministradas pela filósofa Marilena Chauí e as pesquisas da cientista social Esther Solano, que participaram de Ciclo de Aulas promovido pelo Instituto Lavoro em parceria com a Casa do Saber no primeiro semestre, em São Paulo. O tema musical que inspirou o evento é a canção chamada O que foi feito deverá, de Fernando Brant, Milton Nascimento e Marcio Borges.
O eixo de reflexão proposto é a necessária tomada de consciência sobre a era de totalitarismo neoliberal em que vivemos para, quem sabe, construir uma reação coletiva. Assim, algumas inquietudes que permearão os painéis de discussão serão: O que foi feito do Estado e dos direitos sociais? Qual é a sociabilidade (solidariedade) possível no contexto atual? Como demonstrar que os problemas são estruturais e as soluções, coletivas? Qual o ponto-crítico da contradição social que causará uma reação?
A programação do IV Seminário contará com seis painéis, um por país: Brasil, Itália, França, Estados Unidos, Espanha e Organismos Multilaterais. Para falar pelo Brasil estão convidados os professores Adilson Moreira, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Christian Dunker, da Universidade de São Paulo (USP); Sayonara Grillo Coutinho Leonardo da Silva, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Júlia Lenzi, Doutoranda USP.
Para saber mais sobre a programação acesse o site do Instituto Lavoro.
Serviço:
IV Seminário Internacional do Instituto Lavoro
Data: 21 e 22 de novembro de 2019
Local: Hotel Meliá Paulista – São Paulo (SP)
Fonte: Fenae