Belém PA - A Campanha Nacional 2015 da categoria bancária está em um momento decisivo e, por isso, a orientação do Comando Nacional é para intensificar as mobilizações e pressionar os banqueiros a atender às reivindicações dos trabalhadores. Nesse sentido, na manhã desta quarta-feira (23), o Sindicato dos Bancários do Pará realizou mais um ato público de campanha em Belém, dessa vez no distrito de Icoaraci.
Além de visitar todas as agências de bancos públicos e privados e dialogar diretamente com os bancários e bancárias, os dirigentes sindicais presentes na atividade realizaram manifestações com carro som e distribuição de informativos à população em frente às agências para informar sobre como está a conjuntura da Campanha Nacional da categoria.
Um ponto de grande relevância durante as intervenções foi a necessidade de unidade e mobilização nacional da categoria bancária, para que garantir manutenção de direitos e avanços nas conquistas durante a Campanha Nacional 2015.
“Estamos a mais de um mês em negociações, mas até o momento os bancos estão intransigentes e não apresentaram nenhuma proposta concreta para as nossas reivindicações. Esse é um momento crucial da nossa campanha e, mais do que nunca, é fundamental a participação de cada bancário e bancária em nossas ações de campanha, pois somente através da organização e da força da nossa luta é que seremos vitoriosos”, ressaltou o diretor do Sindicato e funcionário do Banco do Brasil, Gilmar Santos.
“Os bancos tem utilizado o argumento da crise econômica para não ceder às nossas reivindicações. Porém, é de conhecimento público que os bancos são um setor que não conhece crise já há alguns anos. Os bancos só conhecem lucros, e queremos que esse lucro obtido com a exploração da mão de obra bancária seja revertido em mais contratações e menos filas, melhoria das condições de trabalho e atendimento digno à população, investimentos em segurança e em qualidade de vida da categoria, dentre outras bandeiras de luta da nossa campanha”, reivindicou a diretora do Sindicato e empregada da Caixa, Tatiana Oliveira.
Boato desmentido
Outro ponto destacado em todas as intervenções da diretoria do Sindicato foi o de que a informação que circula pelas redes sociais sobre início da greve no próximo dia 28/09 é falsa.
“Queremos deixar claro à população e à categoria bancária que não é verdade a informação de que a nossa greve começará no próximo dia 28. Até porque, ainda estamos em processo de negociação, tanto na mesa geral da Fenaban, como em mesas específicas de bancos públicos. A paralisação é uma decisão que deve ser tomada em assembléia, e todo o tramite legal para legitimar uma possível paralisação será amplamente divulgado pelo sindicato em momento oportuno, como sempre fazemos”, afirmou o diretor do Sindicato, Márcio Saldanha.
Leia também: Sindicato desmente boato sobre suposto início da greve da categoria
Participaram da mobilização em Icoaraci os dirigentes sindicais Gilmar Santos, Fábio Gian, Saulo Araújo, Márcio Saldanha, Saulo Araújo, e as dirigentes Tatiana Oliveira, Tânia Barbosa e Heládia Carvalho.
Fonte: Bancários PA