Notícias

home » notícias

30 de Maio de 2019 às 08:38

Seeb/MT visita bancários municípios do Médio Norte de MT


Cuiabá MT - O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) continua priorizando as visitas às agências Bancárias do interior do Estado. As visitas têm por objetivo acompanhar as condições de trabalho nos bancos e manter o diálogo com a categoria.

Na última semana, entre os dias 20 a 25 de maio, os diretores do Sindicato José Guerra, Marcos Antônio Saltareli, João Luiz Dourado e Luiz Edwiges, percorrem os municípios de Campo Novo dos Parecis, Denise, Barra do Bugres e Tangará da Serra. 

Durante as reuniões com os bancários e bancárias nos municípios, os representantes do Sindicato, além de avaliar o resultado positivo da Campanha Salarial de 2018 garantido até 31 de agosto de 2020, estão debatendo a proposta de reforma da previdência, de privatização dos bancos públicos e desmonte do movimento sindical promovido pelo governo federal.

Segundo o diretor regional do Médio Norte do Seeb/MT e empregado da Caixa, Luiz Edwiges, destacou a importância do debate com a categoria. “Os trabalhadores tiveram diminuídos seus direitos com a reforma trabalhista, agora estamos precisamos barrar a reforma previdenciária. Estamos enfrentando uma espécie de onda reacionária, que visa não deixar nenhum direito em pé. Além disso, a Medida Provisória sobre contribuições sindicais (MP 873) veio para desmontar a organização sindical, violando os princípios da liberdade e da autonomia sindical”, explica Luiz. 

Para o secretário de assuntos intersindicais e sociais e presidente da CUT/MT, João Luiz Dourado, o diálogo com a categoria é oportuna e necessária diante da brutal retirada de direitos. “Tudo isto demanda uma resposta firme e imediata, pois não só a classe trabalhadora – mas da categoria bancária, - como toda a população, que estão com as suas condições de vida colocadas em cheque”, completa Dourado.

O diretor do SEEB-MT, Marcos Antonio Saltareli (Marcão), relatou que a maioria das agências do interior convive com a falta de empregados e funcionários, tanto dos bancos públicos, quanto privados, ocasionando uma sobrecarga de trabalho excessiva para os funcionários dessas agências. Além disso, sofrem com a falta de assistência médica, pois muitos municípios não têm médicos credenciados nos planos de saúde. 

O secretário de Patrimônio e Orçamento do Seeb/MT, José Guerra, ressaltou  que as visitas são importantes para manter a mobilização da categoria bancária e fortalecer a organização da sindical.”A resposta da categoria tem sido positiva, pois muitos bancários que não eram sindicalizados estão reconhecendo a necessidade de fortalecer a luta”, avalia.  

Integração

Em Campo Novo dos Parecis e em Tangará, além das reuniões nas agências, foram organizadas atividades de confraternização visando à integração da categoria. Os eventos contaram com a participação dos bancários/as e seus familiares. “Vivemos uma conjuntura muito difícil e esses momentos são importantes para integrar e fortalecer a nossa organização sindical”, completa o diretor regional do Médio Norte do Seeb/MT, Luiz Edwiges.

Fonte: SEEB/Mato Grosso

 

Notícias Relacionadas