Brasília - Um descaso total com a agência do Banco da Amazônia (Basa) do Distrito Federal. Em plena greve da categoria bancária, o Sindicato dos Bancários de Brasília constatou nesta sexta-feira (09) que a unidade local encontra-se numa situação de total precariedade. As bancárias e bancários estão sendo submetidos a jornadas excessivas, por conta da redução de funcionários sem a devida reposição, e sem as mínimas condições de trabalho.
Também foram constatadas diversas outras irregularidades, como a falta de acessibilidade, um problema que já persiste há bastante tempo. Em fevereiro deste ano, o Sindicato denunciou o flagrante de uma pessoa com deficiência sendo obrigada a se arrastar pelas escadas para ter acesso ao atendimento no primeiro andar da agência. E cobrou providências imediatas do banco, porém sem solução até agora.
“Isso é inadmissível. Não podemos permitir que os clientes e usuários passem por esse tipo de constrangimento na agência do Basa. O local não tem elevador ou rampas de acessibilidade para os deficientes físicos”, ressalta Paulo Frazão, diretor do Sindicato. E mais uma vez cobra empenho do banco para solucionar o problema o mais rápido possível.
Diante dessa situação, em reunião nesta sexta-feira (9) com o diretor do Sindicato, os bancários da unidade decidiram aderir à greve da categoria a partir da semana que vem.
Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília