Notícias

home » notícias

25 de Maio de 2022 às 14:27

SEEB-MT visita agências de Cuiabá para mobilizar Campanha Nacional


O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) está intensificando as visitas às agências de Cuiabá (MT) para mobilizar a categoria para fazer parte da Consulta Nacional dos Bancários. Esta ação marca a mobilização para a Campanha Nacional dos Bancários cuja defesa é a ampliação dos direitos dos trabalhadores. A diretoria do Sindicato está percorrendo as agências neste mês de maio e dialogando sobre as principais demandas reivindicatórias como saúde, remuneração, condições de trabalho, entre outros.

O SEEB-MT está atuante para que os trabalhadores participem da Consulta Nacional, que será um dos instrumentos para a definição da pauta a ser defendida na mesa de negociação junto com os bancos. Todos os bancários e bancárias podem participar, inclusive os não sindicalizados. O objetivo é ouvir a base para a construção de prioridades que represente a realidade de cada um.

Para o presidente do Sindicato, Clodoaldo Barbosa, é muito importante a participação de Mato Grosso na construção da Pauta Nacional, e estar junto com os bancários e em diálogo nas agências fortalece ainda mais a luta pelos direitos. “Estamos em intensa atuação para que o maior número de bancários participe, queremos ouvir os anseios de quem está nas agências para somar às demandas de todo país. Além de mobilizar para a participação da consulta, também estamos em diálogo com os trabalhadores para saber como está o ambiente de trabalho e a realidade nos bancos”.

Como participar?

O sistema de votação eletrônica pela internet estará disponível até o dia 3 de junho. Para responder os bancários devem acessar https://consultacn2022-bancarios.votabem.com.br.

As respostas da consulta serão compiladas e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos e de bancos privados, para serem debatidas na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 10 a 12 de junho e terá como principal tarefa a definição da pauta de reivindicações da categoria.

Logo após ser aprovada em assembleias a serem realizadas por sindicatos de bancários de todo o país, a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para dar início à fase de negociações da Campanha Nacional. O objetivo é negociar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos públicos, uma vez que a vigência dos mesmos se encerra no dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.

 

Notícias Relacionadas