O representante do Grupo de Trabalho (GT) de Saúde do Itaú da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Centro Norte (FETEC/CN), Natércio Correia Brito, participou nesta terça-feira (17), de uma reunião com a direção do banco Itaú para discutir o ombudsman, e o aprimoramento do canal interno de denúncias. Esta ação é uma continuidade ao compromisso de zelar pela saúde e condições de trabalho dos bancários.
O ombudsman do Itaú fez uma apresentação sobre o atual canal de denúncias e revelou os números de apurações e as ações empreendidas em relação a condutas inadequadas. Durante a apresentação, ele ressaltou a importância da divulgação do canal de denúncias e forneceu informações sobre como os funcionários podem reportar incidentes, incluindo vídeos e podcasts que abordam a construção de ambientes saudáveis com ênfase na segurança psicológica.
De acordo com o representante da FETEC/CN, Natércio Correia Brito, o movimento sindical expressou preocupações em relação à confiabilidade do canal de denúncias entre os bancários. “Destacamos que denúncias são encaminhadas ao banco por meio de canais internos e nós exigimos agilidade nas apurações. É fundamental que os bancários se sintam seguros ao denunciar casos de assédio moral, assédio sexual ou qualquer forma de discriminação no ambiente de trabalho”.
O GT de Saúde enfatizou que é inaceitável que, em alguns casos, denunciantes sofram retaliações, como demissões ou transferências, o que permite que os assediadores continuem impunes.
Outra demanda apresentada pelo movimento sindical foi a participação ativa na apuração dos casos de denúncia. O banco se comprometeu a reavaliar as situações discutidas durante a reunião e a continuar o diálogo sobre esse tema crucial.