Belém PA - Dias 4, 6 e 7 de novembro; esses foram os dias em que o Banco do Brasil (BB) em Santana do Araguaia, PAB do Itaú no Porto Dias em Belém e BB de Rondon do Pará foram assaltados.
As imagens do circuito de segurança que mostram a ação criminosa na capital paraense foram divulgadas pela Polícia Civil e veiculadas pela imprensa local na noite desta segunda-feira (9). Essa é a segunda vez que o mesmo Posto Bancário é assaltado em pouco mais de um ano.
Nas imagens divulgadas ontem, um homem aproveita o momento em que a porta é destravada para a entrada de uma cliente e invade o local anunciando o assalto. Ele rende e toma a arma do segurança da agência. Outros três assaltantes roubam os objetos pessoais dos clientes no local e o dinheiro do caixa. O valor levado não foi revelado. O grupo ainda tenta arrombar o cofre, mas não consegue.
Nenhum dos assaltantes cobriu o rosto durante o assalto e até agora ninguém foi preso e nem identificado.
“Todos sabemos que quanto mais se aproximam as festas de final de ano aumentam os assaltos tanto na capital quando no interior do Estado, principalmente a bancos. Todo ano a cena se repete e se nós sabemos que dirá a polícia que deveria, todo ano, se programar, planejar e reforçar a segurança próximo às agências bancárias em todo o Pará. Segurança pública é um direito nosso e dever do Estado”, destaca a presidenta do Sindicato, Rosalina Amorim.
“O que chama mais atenção é que são agências que já foram assaltadas e os bancários foram vítimas várias vezes, ou seja, ficam com medo e trauma nesse período de final de ano. Se por um lado a Segurança Pública é ineficaz, os bancos também são culpados em não cobrar também, como fazemos, o governo do Pará e mais ainda de não investirem em mais segurança dentro das agências”, ressalta o diretor do Sindicato e membro do Coletivo de Segurança Bancária, Sandro Mattos.
Em números – Até agora o Sindicato dos Bancários já contabilizou 35 assaltos consumados e 19 tentativas. Ano passado foram 54 ataques a bancos no Pará.
Fonte: Bancários PA