Na sessão desta quinta-feira (dia 31) da Assembleia Legislativa, foi feita a leitura em plenário do projeto de lei que estabelece normas sobre a segurança bancária em Mato Grosso do Sul. A partir de agora, o projeto começa a tramitar e, primeiramente, segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Edvaldo Barros, há muito tempo a categoria esperava um instrumento que cobrasse do poder público e das instituições bancárias mais segurança: "Estamos dando um importante passo para a aprovação desta lei. Esperamos que a classe política entenda a importância do assunto e aprove o projeto", comentou.
Edvaldo ainda ressaltou que essa legislação é importante para a garantia de vida dos funcionários dos bancos e também da população, principalmente, do interior do Estado, onde as agências são alvos constantes dos criminosos. Os arrombamentos a caixas eletrônicos em Mato Grosso do Sul aumentaram 72,7% no ano passado.
O projeto de lei visa garantir a proteção de clientes e funcionários de bancos e correspondentes bancários, casas lotéricas e agências postais que realizam serviços bancários, com a implantação de estrutura, equipamentos e medidas que vão melhorar a segurança destes locais.
Essa proposta de legislação estadual foi formatada, depois de mais de três meses de debate, por um grupo de trabalho composto por bancários, vigilantes e representantes das seguranças pública e privada. Essa comissão foi criada na audiência pública sobre o tema, realizada no dia 23 de março, na Assembleia Legislativa.