Mas antes do mês começar, no dia 31 de maio, a diretora do Sindicato na região oeste do Pará, Rafaela Carletto, visitou os bancários e bancárias de todas as agências de Oriximiná. O dia de Caravana pela cidade terminou com pedido de inclusão da categoria da cidade no grupo prioritário da vacina contra a Covid-19.
“Conversei com a secretária de saúde, Rayane Santos e ela disse que iria passar nossa situação pro comitê de crise. Falei também com um dos vereadores que faz parte do comitê, e segundo ele a previsão é de que haja uma reunião ainda nessa semana e o pedido do Sindicato será colocado em pauta. Estamos otimistas”, afirma a dirigente sindical.
Em Oriximiná são 33 bancários e bancárias, mas alguns já foram imunizados de acordo com o calendário de vacinação local.
Na última terça-feira (1º) e quarta (2), os dirigentes sindicais Rosalina Amorim, Érica Fabíola e Cristiano Moreno estiveram em Bragança, Capanema, Tracuateua e Augusto Corrêa.
“A vacina é o principal assunto em todas as unidades que percorremos, pois a categoria está ansiosa por esse dia, uma vez que nunca pararam e seguem se expondo diariamente no local de trabalho. Tanto é que muitos bancários e bancárias estão entrando em contato com a gente para pedir o ofício e entregarem às prefeituras. e assim fortalecerem ainda mais essa luta pela vacina que é de toda a categoria”, comenta o diretor jurídico da entidade, Cristiano Moreno.
A semana de Caravana Bancária encerrou com visitas a Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá e Irituia, onde a campanha de sindicalização ‘Sindicalize: Invista em quem luta junto com você!’ viralizou.
“A cada nova sindicalização, a luta da categoria bancária por vacina, melhores salários e condições de trabalho, se fortalece ainda mais. Só temos a agradecer a cada bancário e bancária que acredita no nosso trabalho e nos recebe tão bem durante as Caravanas, como a Luana”, destaca a vice-presidenta do Sindicato, Vera Paoloni.
Luana é bancária do Banpará em São Miguel do Guamá e a mais nova sindicalizada nessa pandemia. E foi uma das medidas de prevenção, conquistada pelo Sindicato, para o grupo de risco que a motivou.
“Graças à luta e a assistência que o Sindicato nos deu com relação ao grupo de risco pude ir para casa e me isolar, na medida do possível, para me proteger e proteger minhas crianças, que na época ainda mamavam, desse vírus tão perigo”, explica a bancária que já retornou ao presencial após o desmame.
A Campanha de Sindicalização segue até novembro com vários sorteios ao longo dos meses.
Os primeiros ganhadores foram Lídia de Medeiros Antunes, do Itaú em Altamira; que ganhou uma caixinha de som; e Washington Luiz Junior, do Banco do Brasil em Belém, que foi premiado com um leitor digital.
Então, bora investir em quem luta com você?
Fonte: Bancários PA