Em assembleia geral extraordinária realizada na noite desta quarta-feira (21), os bancários e bancárias do Distrito Federal aprovaram a proposta de Plano Orçamentário apresentado pela diretoria do Sindicato para o exercício de 2023. A deliberação se deu pelo voto de 96% dos participantes do fórum máximo de decisão da categoria bancária.
A peça orçamentária foi apresentada pelo secretário de Finanças do Sindicato, Eduardo Araújo, com detalhamento claro das fontes de receitas e da destinação dos recursos. Na relação das despesas, foram identificados e esclarecidos detalhes acerca dos valores direcionados a cada uma das secretarias da entidade.
O orçamento anual do Sindicato é composto, majoritariamente, pela arrecadação com mensalidades dos associados e tem como segunda maior fonte de receitas a contribuição negocial referente ao acordo coletivo.
“Nossas estimativas de receitas e despesas se dão em margens seguras, pautadas por avaliações muitas vezes bastante conservadoras, o que nos permite planejar e desenvolver nossas atividades sem exposição a riscos de descontrole financeiro”, salienta Eduardo Araújo.
A peça orçamentária obteve considerações elogiosas entre os participantes da assembleia geral, sobretudo por sua concisão, clareza e rigor técnico.
Para o secretário geral do Sindicato, Antonio Abdam, “cuidar das finanças do Sindicato requer, além de transparência e honestidade, competência e foco naquilo que representa de fato prioridades. E é o que pudemos constatar na consistente proposta orçamentária da Secretaria de Finanças, aprovada com louvor por nossa assembleia”.
Da Redação