Notícias

home » notícias

17 de Abril de 2020 às 07:48

Presidente do SEEB/MT avalia os impactos da aprovação da MP905


Os deputados federais ligados a empresários, banqueiros e ao governo federal se aproveitaram da impossibilidade dos trabalhadores se mobilizarem – devido ao isolamento social para evitar a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid 19) – e aprovam Medida Provisória (MPV) 905, que retira ainda mais direitos e flexibiliza o contrato de trabalho. O placar do plenário da Câmara dos Deputados foi de 322 votos sim contra 153 votos não.

O texto aprovado na Câmara permite a abertura dos bancos aos sábados, domingos e feriados, aumenta da jornada dos bancários de 6h para 8h e altera as regras da PLR.

Porém, em dezembro de 2019, o Comando Nacional dos Bancários arrancou da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a assinatura de um aditivo à Convenção  Coletiva de Trabalho (CCT),  que suspendeu os efeitos da Medida  Provisória 905/2019 para a categoria até 31 dezembro de 2020.

Na negociação realizada em dezembro, nas vésperas do Natal, ficou garantido a manutenção da jornada  de seis horas de segunda a sexta-feira,  os pisos salariais estabelecidos na  CCT e que a PLR continuará sendo negociada com os sindicatos. Como é hoje, o trabalho aos sábados somente será permitido se houver negociação com o movimento sindical.

Foram três mesas de negociação entre a Fenaban e o Comando desde  que o governo Bolsonaro editou a MP 905, no dia 11 de novembro de 2019. 

Desde a primeira reunião, realizada no dia 14 de novembro, o Comando Nacional deixou claro que não aceitaria as  mudanças e conseguiu suspender a implementação da MP até o fim das negociações sobre o assunto.  No  segundo encontro, em 26 de novembro, a representação da categoria conseguiu arrancar dos bancos a manutenção da jornada, com folga aos sábados, além de assegurar a negociação da PLR com o movimento sindical, faltando apenas os ajustes na redução, a definição da validade e assinatura da aditiva, que foram acertados no dia 10 de dezembro, ainda em 2019.  

Em vídeo, o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), Clodoaldo Barbosa, avalia os  impactos da aprovação da MP 905 na jornada de trabalho da categoria e aponta os desafios que serão enfrentados, agora, nesta Campanha Nacional dos Bancários para manter as conquistas da categoria. 

Confira o Vídeo

 

 

Notícias Relacionadas